Coleta seletiva do lixo no TRT5 ajuda a preservar o meio ambiente

 

 

Na próxima quinta-feira, 5/6, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e, aproveitando a data, a Coordenadoria de Projetos Especiais (CPE) lembra a importância da reciclagem como uma ótima maneira de preservar a natureza. Para isso, essa unidade  do TRT5 já disponibilizou 39 conjuntos de lixeiras seletivas para materiais reaproveitáveis. Cada conjunto tem quatro recipientes com cores distintas: azul (para papel), vermelho (plástico), amarelo (metais) e marrom (detritos orgânicos).

 

Em parceria com a ONG Coopcicla, (Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem), o TRT5, no ano de 2013, coletou 64,12 toneladas de papel para reciclagem. Entre os meses de janeiro a abril deste ano, foram recolhidas oito toneladas, e, segundo a expectativa da CPE, neste ano, o número de toneladas tende a aumentar.

 

 Mas para obter sucesso nessa tarefa de cuidar do meio ambiente, é preciso ter mais atenção ao descartar o lixo produzido no local de trabalho, para isso:

 

- Use as caixas plásticas cinzas, disponíveis nas unidades de trabalho, para recolher papel;
- Separe todo o lixo plástico e/ou metálico produzido durante o dia e, no fim do expediente, deposite-o nas lixeiras coloridas (se não houver alguma disponível no andar onde funciona seu setor, use as que estão localizadas nas entradas das sedes);
- Adote uma caneca ou xícara para o uso de café e/ou água, evitando o uso elevado de copos descartáveis;
- Para fazer anotações, reutilize o verso de papéis que não possuem mais serventia;
- No banheiro, use apenas a quantidade de folhas de papel indicadas para enxugar as mãos.

 

Secom TRT5 - 05/06/2014