TJC é destaque em Jornada Pedagógica de Itapetinga

 

 

Termina nesta sexta-feira (31/01), a Jornada Pedagógica de Itapetinga (BA), que envolve cerca de 500 pessoas. A juíza  titular da Vara do Trabalho de Itapetinga, Rosemeire Fernandes, integrante da Comissão Nacional do TJC (Programa Trabalho, Justiça e Cidadania) participou da abertura do evento e, na quarta-feira (29), fez palestra sobre o funcionamento do programa, suas fases e conteúdos, além de abrir a possibilidade de os professores opinarem quanto a temas específicos. O TJC tem o apoio do TRT da 5ª Região (TRT-BA) e da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5).

 

A magistrada enfatizou os direitos humanos, com foco especial na proteção à infância e à adolescência, a proteção do adolescente trabalhador, estágio, aprendizagem, combate ao trabalho infantil, combate ao trabalho escravo, discriminação, violência doméstica e outros.

 

Como lembra a juíza, diversos educadores participantes da jornada já utilizaram o TJC e o conhecem, mas a aplicação do programa será ampliada para mais escolas da cidade, daí a necessidade da formação de novos multiplicadores.

 

"A formação de multiplicadores será aplicada também aos conselhos municipais de direitos, a agentes comunitários de saúde e a educadores da guarda mirim do município", destaca a juíza, lembrando que a parceria com a Secretaria Municipal de Educação será renovada, envolvendo a Amatra5 e o TRT 5, além dos demais parceiros que sempre ajudaram a construir o TJC, como o MPT, MPE, INSS, SRTE, Setre/Agenda Bahia do Trabalho Decente, OAB e outros.

 

Durante o evento foram distribuídas cartilhas do TJC - Cartilha do trabalhador, do direito internacional do trabalho e a cartilha do trabalho seguro e saudável.

 

O TJC vai promover em março, no município, o IV Seminário de Formação de Multiplicadores, com a distribuição de material didático a cerca de 4 mil alunos, e promoverá também a "carroçada" (evento junino), culminâncias nas escolas em agosto e o desfile de 7 de setembro.

 

JORNADA ANUAL - A jornada pedagógica ocorre anualmente e é destinada a todos os profissionais da área da educação. É promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura para reciclagem, motivação, apresentação dos projetos realizados e proposta pedagógica que será desenvolvida ao longo do ano letivo.

 

No final do ano passado, através de processo de escolha pelos professores, a Secretaria de Educação promoveu uma escuta dos professores para a escolha do tema e ficou decidido que será Cidadania e Direitos Humanos.

 

Fonte: Amatra5 - 31/01/2014