Veja o resultado da Pesquisa de Clima Organizacional e Qualidade de Vida

foto: Divulgação

 

Já está disponível no portal do TRT5, no link "Gestão Estratégica" - item nº 10 -  (clique aqui), a análise do resultado da Pesquisa de Clima Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho, realizada nas unidades do Tribunal entre dezembro de 2012 e fevereiro de 2013. O levantamento, que se baseou em consultas via intranet a servidores, revelou satisfação da maioria dos entrevistados.

 

O trabalho foi desenvolvido dentro do Programa de Qualidade de Vida do Tribunal, pela Secretaria de Gestão de Pessoas, com apoio da apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações e da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa. No próximo dia 14, será sorteado um livro para contemplar um dos participantes da enquete realizada.

 

Entre os pontos abordados estiveram a relação com a chefia, a autonomia na realização do trabalho, a identificação com a instituição e a percepção dos servidores sobre o preparo pessoal para desempenhar as suas funções. Também foram enfocadas a percepção quanto à presença do planejamento na realização do trabalho (cooperação mútua, cordialidade e respeito às diferenças individuais) e quanto às condições físicas; à comunicação dentro da organização e à relação entre o trabalho e a vida pessoal do servidor. Veja algumas conclusões do estudo:

 

- A percepção de segurança pessoal e patrimonial que integra o tema Condições Físicas e de Segurança apresentou uma avaliação acima de 70%.


 - A cooperação mútua e aceitação de todos no ambiente de trabalho (pergunta 09) é percebida pela maioria dos servidores (em média 87%).


 - A capacidade da equipe para resolver os conflitos, de modo assertivo e eficaz (pergunta 75) é reconhecida por maioria significativa dos servidores que responderam à pesquisa (em torno de 85%).


- A percepção de que o trabalho no TRT5 segue um planejamento e é orientado para resultados a curto, médio e longo prazo (pergunta 4) é compartilhada pela maioria dos servidores (uma média de 69%). Este aspecto melhor avaliado pelos servidores da área Judiciária Interior.


- Uma maioria significativa (em torno de 83%) se sente estimulada pelo superior imediato a realizar planejamento do seu próprio trabalho (pergunta 35).


- A variável “tarefas completas” (que diz respeito ao fato de o trabalho envolver uma tarefa completa ou ser uma parte significativa desta) analisada na pergunta (88): “Dentro de minha função, participo da realização de toda a tarefa (início, meio e fim) com resultado visível”, destacou-se como ponto
forte nesta pesquisa, cujo somatório de concordância, entre os três grupos, foi em média 90%.


- A grande maioria (em média 87%) dos servidores pesquisados considera motivador participar dos cursos de qualificação promovidos pelo TRT (pergunta 81).


- Em torno de 50% dos servidores não percebe a existência de oportunidades para crescer profissionalmente, que lhes dessem motivação para investir na carreira (pergunta 48) e considera que os critérios utilizados para promoção interna não são compatíveis com o desempenho dos
servidores (pergunta 14).


- Para a maioria significativa dos servidores pesquisados (em torno de 85%), através do Processo Judicial Eletrônico, o Judiciário brasileiro está se modernizando e o trabalho no TRT5 tende a se tornar mais interessante (pergunta 95). Esta percepção convive com o medo do novo, insegurança ou receio diante das mudanças advindas do PJE, para 77% dos servidores.


- Em torno de 80% dos servidores afirmam conhecer a missão, a visão de futuro e os valores institucionais do TRT (pergunta 26), os quais reforçam o orgulho do servidor em fazer parte desta instituição (pergunta 93).

 

Secom TRT5 - 29/10/2013