Presidente do TRT da Bahia recebe título de Cidadã Itabunense

foto: Blog do Osvaldo Bispo
Indicada pelo vereador Brandão Júnior (que faz a entrega do título na foto), a presidente foi homenageada pelos ''relevantes serviços prestados ao município de Itabuna''

 

A presidente do TRT da 5ª Região (TRT-BA), desembargadora Vânia Chaves, foi uma das 31 personalidades agraciadas no último dia 27 com o título de Cidadã Itabunense, concedido pela Câmara Municipal de Itabuna, município do sul do Estado. A concorrida solenidade, realizada na Associação Atlética Banco do Brasil, marcou as comemorações do aniversário de emancipação político-administrativa de Itabuna - celebrado dia 28 de julho. Além da concessão dos títulos, outras nove pessoas de diversas áreas receberam diplomas de Honra ao Mérito, por relevantes serviços prestados à cidade de Itabuna. A esposa do corregedor regional do TRT5, a advogada e professora Vera Oliveira, também foi agraciada.

 

A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Aldenes Meira, que fez a abertura da solenidade, relatando um rápido contexto histórico da data 28 de Julho. Além dele, fizeram parte da mesa o vice-presidente, José Silva; o primeiro-secretário, Antônio Cavalcante; o segundo-secretário, Chico Reis; o prefeito e o vice-prefeito de Itabuna, Claudevane Leite e Wenceslau Junior, respectivamente. O corregedor-regional, desembargador Valtércio de Oliveira; o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, e dois ex-presidentes da Câmara de Itabuna - Edson Dantas e Ruy Machado - também participaram da solenidade.

 

''É uma honra ser agraciada com o título de Cidadania Itabunense'', afirmou a desembargadora Vânia Chaves, que fez questão de agradecer em nome do TRT-BA, ''instituição digna de todas as honras'', na opinião da magistrada, que foi escolhida para também agradecer a honraria em nome de todos os demais homenageados. Entre eles estavam desportistas; empresários; servidores públicos; líderes religiosos e evangelizadores; lideranças políticas; juristas; representantes do Ministério Público e da Magistratura, além de profissionais liberais e das áreas da Comunicação, Saúde, Finanças, Econômica e Social.

 

foto: Divulgação

A concorrida solenidade (foto) marcou as comemorações do aniversário de emancipação político-administrativa de Itabuna

 

Em seu discurso, a magistrada citou os nomes de alguns ex-presidentes do Regional que ''adotaram Itabuna como segunda casa'', como os desembargadores  Dolores Vieira, Paulino Couto, que também foi titular em uma das varas, além de Joaquim Moreira e Valtércio Oliveira, corregedor regional, que morou por 18 anos em Itabuna e também recebeu o título de cidadão honorário (a esposa Vera Oliveira, professora e advogada recebeu o título junto com a presidente do TRT5). 

 

A presidente destacou aspectos econômicos que fazem daquele município uma capital regional no sul do Estado. ''Segundo o último levantamento realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, os municípios de Itabuna e Ilhéus apresentam o terceiro melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado da Bahia, fatores que justificam a existência de quatro varas trabalhistas na cidade'', disse.

 

A homenagem à desembargadora Vânia Chaves foi proposta pelo vereador Josué de Souza Brandão Júnior (PT), e aprovada por unanimidade pelos demais integrantes do legislativo itabunense. O vereador destacou os 'relevantes serviços prestados pela presidente do TRT-BA ao município de Itabuna e ao estado da Bahia'. 

 

Um desses relevantes serviços foi a instalação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) naquela cidade, em dezembro do ano passado. Com as quatro varas trabalhistas do Fórum Humberto Machado já operando pelo PJe, Itabuna ainda possui o maior fórum eletrônico da Justiça do Trabalho baiana, situação que só será modificada no próximo dia 5, quando o sistema for implantado nas 39 Varas da Capital.

 

Secom TRT5  - 30/07/2013 (Com informações da Câmara Municipal de Itabuna) | Foto: Blog do Oswaldo Bispo