TST incrementa campanhas em reunião com jornalistas

O juiz Hortêncio Júnior fala da divulgação do PJe

 

Em busca do mesmo sucesso obtido na Campanha da Semana de Execução Trabalhista de 2012, que arrecadou R$ 643 milhões em dívidas trabalhistas, assessores de comunicação dos TRTs participaram do painel "A 3ª Semana de Execução Trabalhista", no Tribunal Superior do Trabalho, como parte da programação do Encontro dos Assessores de Comunicação da JT, ocorrido na última sexta-feira (26), no TST.

 

A Semana Nacional de Execução e o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho foram os temas apresentados, na segunda parte do encontro, pelos juízes auxiliares da Presidência Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes e José Hortêncio Júnior. Os magistrados conduziram os painéis "A 3ª Semana de Execução Trabalhista" e "Ações efetivadas no PJe", respectivamente, e discutiram com os assessores as estratégias de divulgação dessas Campanhas.

 

Em relação à Semana de Execução Trabalhista, que ocorrerá em agosto, a lista dos maiores devedores nacionais e regionais já foi enviada aos TRTs  pelo TST para que sejam realizadas ações em cada Tribunal voltadas para a tentativa de conciliação e solução do maior número de processos dessas empresas."Vamos concentrar o foco da campanha no constrangimento de quem deve uma ação trabalhista, utilizando o humor para isso", afirmou o juiz Saulo Fontes.

 

Também está entre as metas, o incentivo à implementação de formas definitivas das experiências adotadas pelos tribunais, como a Central de Execução criada no TRT5, mas que nem todos os TRTs possuem, além do estímulo por parte das assessorais, e também pelos servidores, para que os envolvidos na ação busquem a realização de acordos mesmo nos processos em fase de execução.

 

A campanha, que terá a coordenação do TST e CSJT, será composta de dois filmetes  para TV, spots para rádios, anúncios em jornais, material gráfico e virtual, contando com a parceria, também, dos sindicatos, Ordem dos Advogados e de associações.

 

PJe - Já  para a campanha de divulgação do PJe, a proposta do juiz Hortêncio Júnior é a constante informação aos usuários do sistema de como funcionam suas ferramentas, as atualizações e soluções para os problemas encontrados, destacando que em 30 dias, 3 mil processos ingressaram pelo PJe na JT. "Até o final do ano serão mais de um milhão de processos judiciais eletrônicos" , apontou o juiz (foto).

 

São 141 mil advogados  cadastrados no novo sistema da Justiça  do Trabalho, o que deverá aumentar nos próximos meses, já que 12 dias antes havia 112 mil cadastros. "Em todo o Judiciário, hoje a Justiça do Trabalho é a maior usuária do PJe, onde 590 varas trabalhistas em todo o país já o implantaram" , comemorou o magistrado.  

 

TVTST - A coordenadora de TV do TST, Juliana Neiva, também apresentou o novo modelo de trabalho da equipe que, aproveitando uma ideia já discutida em outros encontros, será produzido um programa de toda a Justiça do Trabalho, com a colaboração dos TRTs. 

 

Secom TRT5 (Léa Paula) - 29/7/2013