Juiz do TRT-BA participa de conferência sobre conciliação no TST

foto: Divulgação

 

O juiz George Almeida (foto), titular da 2ª Vara do Trabalho de Simões Filho e membro do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TRT da Bahia, participou na manhã desta sexta-feira (28) da I Conferência Nacional de Conciliação e Mediação. O evento, realizado na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), foi aberto pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Joaquim Barbosa, e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

 

Cerca de 800 pessoas participaram da Conferência, promovida pelo CNJ em parceria com a Secretaria de Reforma do Judiciário, com o objetivo de promover discussões e apresentar experiências exitosas na área da conciliação e mediação de conflitos. Isso porque o fortalecimento da cultura da conciliação é uma das saídas para a redução de processos no Judiciário brasileiro.

 

Segundo dados do último Relatório Justiça em Números, cerca de  65% das ações judiciais civis no País discutem valores que não chegam a R$ 1 mil, mas cada processo custa, em média, R$ 1,3 mil aos cofres públicos. Além disso, atualmente existem cerca de 90 milhões de ações judiciais, e todos os anos cerca de 20 milhões de novos processos são criados.

 

POLÍTICA PÚBLICA - Desde 2006, o CNJ organiza treinamentos em conciliação e mediação para servidores, magistrados e voluntários externos que atuem em programas de conciliação ou mediação judicial. Em 2010, o CNJ publicou a Resolução nº 125, pela qual institui a Política Judiciária Nacional de Tratamento adequado de Conflitos.

 

Desde então, diversos tribunais iniciaram a implantação de ações, programas e a capacitação de profissionais nos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs), com objetivo de estimular a busca por soluções alternativas e negociadas para o fim dos conflitos. Atualmente, 8.688 mediadores foram treinados e 3.055 magistrados capacitados em todo Brasil.

 

Secom TRT5 - 28/06/2013 (Com informações do TST e Agência CNJ de Notícias)