Inauguração de totem marca mais um ato pela segurança no trabalho

foto: Secom TRT5

 

Na foto, a secretária Olivia Santana, a presidente do TRT, Vânia Chaves, a juíza Rosemeire Fernandes, os desembargadores Tadeu Vieira e Paulino Couto,  a juíza Andrea Presas e o juiz George Almeida. Também compareceram o corregedor regional, Valtércio Ronaldo, os magistrados Marcos Gurgel, Nélia Neves, Ana Cláudia Scavuzzi e juiz Gilmar Carneiro (diretor do fórum), entre outros.

  

Em homenagem às vitimas fatais por acidente de trabalho e como alerta quanto ao risco desses acidentes, foi inaugurado na sexta-feira (27) o totem do TRT5, pela presidente do Tribunal, desembargadora Vânia Chaves, e pela secretária em exercício da Secretaria do Trabalho, Emprego, Esporte e Renda da Bahia, Olívia Santana, com a presença de magistrados, advogados, servidores e representantes de entidades de trabalhadores e empregadores, no térreo do Fórum do Comércio.

 

A desembargadora Vânia Chaves destacou em sua fala o Dia 28 de abril, instituído como Dia Mundial pelas Vitimas por Acidente de Trabalho, pela Lei 11121/11, e a participação ativa do TRT5 e de entidades participativas de magistrados, advogados, empregados e empregadores no Programa Nacional Trabalho Seguro do CSJT e do TST "com o objetivo de se criar uma cultura de prevenção dos acidentes a partir da educação e da conscientização de trabalhadores e empregadores no ambiente de trabalho".

 

A magistrada também ressaltou que o Seminário Trabalho Seguro, promovido pelo TRT5, com apoio da Amatra, reuniu 131 pessoas entre magistrados e peritos que durante dois dias discutiram propostas que serão enviadas à Comissão Nacional do Programa Trabalho Seguro. "O intuito é dar aos processos do trabalho envolvendo acidentes,  entre outros pontos, uma atenção especial na analise das perícias".

 

 

 

A secretária Olívia Santana apontou que "o Ato do TRT marcou a semana de mobilização em defesa da segurança no trabalho. Ela elogiou a iniciativa, que demonstra preocupação "em busca de se criar uma nova cultura para que o ambiente de trabalho não se torne um ambiente de risco". Também parabenizou o TRT por estar próximo das instituições: "Assim invertemos a lógica das coisas , que passa a ser a da vida antes de tudo", ressaltou Olivia Santana.

 

A juíza Rosemeire Fernandes falou em nome dos juízes do TRT5, ressaltando a atuação do tribunal como representando de um “ Judiciário que todos esperamos, proativo na defesa e nao apenas quando o estragou já se concretizou". Ainda segundo a magistrada, "os juízes estão atentos e têm vencido o princípio da inércia até na análise dos processos, pois estamos mais proximos da sociedade".

 

Secom TRT5 (Léa Paula) - 29/04/2013