Diretores e assistentes de Varas treinam o PJe

 

Começaram na última segunda-feira (15/4) as aulas de capacitação de diretores e assistentes de juízes da Varas de Salvador, para a operação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT).

 

As aulas são ministradas em três salas especialmente preparadas para a capacitação, localizadas nos 1°, 5° e 6° andares do Fórum Presidente Médici, em Nazaré, e no 11° andar do Fórum do Comércio. Essas salas foram recentemente reformadas e ampliadas, tendo a capacidade para receber 30 pessoas.

 

Segundo o professor Orocil Pedreira Santos Jr., uma série de cursos foram planejados pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) com o objetivo de fornecer os melhores subsídios para que a implantação do PJe nas varas de Salvador, programada para julho próximo, ocorra de forma tranquila.  

 

"Nas aulas, passamos todas as funcionalidades do sistema, desde o momento em que o processo nasce até o fim dele. As expectativas estão sendo as melhores possíveis, pois as pessoas estão aprendendo algo que vai ser o futuro da Justiça do Trabalho", explicou Orocil.

 

O novo sistema já vem sendo largamente aceito na 2ª Instância do TRT5 e nas varas do interior que já operam com ele. De acordo com um levantamento da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), de março de 2013, foram ajuizados 3.519 processos eletrônicos no Regional, sendo 2.907 na 1ª Instância e 612 na 2ª Instância. Quanto às inscrições dos advogados, 3.280 estão cadastrados no sistema de PJe de 1ª Instância e 1.055 profissionais no de 2ª Instância. Nas varas eletrônicas, já foram realizadas 1.137 audiências.

 

Leia também

PJE: treinamento de Varas da Capital começa, com espaço triplicado

 

Secom TRT5 (Joaquim Castro) - 17/04/2013