Magistrados conhecem Refinaria Landulpho Alves

foto: Secom TRT5

Magistrados, servidores e membros da empresa


Para conhecer de perto o desenvolvimento das atividades da quarta maior refinaria de petróleo do mundo, a Refinaria Landulpho Alves, em São Francisco do Conde, na Bahia, magistrados e diretores do TRT5 estiveram na refinaria, nesta sexta-feira (12). A unidade está entre as 11 que formam o Parque de Refino da Petrobras, sendo a segunda maior do país, criada em 1950, antes mesmo da Petrobras, o que ocorreu em 1953. Acompanharam a presidente do TRT5, desembargadora Vânia Chaves, as desembargadoras Elisa Amado e Dalila Andrade, o secretário-geral Carlos Alberto Leite, o diretor-geral, Tarcísio Filgueiras, e a assessora da Presidência, Márcia Lyra.

 

"Gostamos de receber a Justiça do Trabalho, pois podemos mostrar como trabalhamos, o que produzimos e os cuidados que temos com os mais de 1.800 empregados e 1.100 tereceirizados, além do meio ambiente", afirmou o gerente-geral da refinaria, Cláudio Pimentel.

 

Os derivados do petróleo gerados na refinaria são a gasolina, diesel, querosene de avião, lubrificantes, parafinas e GLP ou gás de cozinha. Os menos comuns são destinados à indústria petroquímica e alimentícia, sendo a refinaria a única produtora do foodgrade, uma parafina utilizada na produção de chocolates e chicletes.

 

A boa noticia é que, a partir de 2014, a gasolina não terá mais enxofre, uma substância tóxica causadora de diversos males. Entre os investimentos ocorridos entre 2010 e 1012 pela empresa, foram destinados R$ 500 milhões para os projetos ambientais. A Petrobras também é patrocinadora do Projeto Tamar, de preservação das tartarugas marinhas.

 

Outra ação da  empresa  foi a contratação de 114 jovens aprendizes, a realização de parcerias com o Sesi para beneficiar 400 crianças de São Francisco do Conde e a formação de multiplicadores.

 

Das sete plataformas em todo o Brasil, a Petrobras produz R$ 250 milhões de barris por dia, com a previsão de dobrar este número daqui a dois anos com a chegada do Pré-Sal.

 

"Para nós foi bom ver de perto como funciona uma refinaria para melhor entender a dinâmica de trabalho deles", declarou a presidente Vânia Chaves.

 

foto: Secom TRT5

 

Secom TRT5 (Léa Paula) - 15/04/2013