TRT5 busca acordo para Estaleiro de São Roque e Ferrovia Oeste-Leste

 

Duas audiências de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), nos próximos dias, serão decisivas para greves que acontecem em importantes canteiros da construção pesada na Bahia - no Estaleiro de São Roque do Paraguaçu e na Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol).


A primeira audiência, na quarta-feira (10/4), às 11 horas, buscará uma solução negociada da greve no estaleiro. O movimento, que acontece desde o último dia 2 de abril, tem como principal reivindicação a concessão de um plano de saúde para cerca de 1.300 operários e seus dependentes. Já no dia 16, às 14 horas, o TRT5 tenta um acordo para a greve na ferrovia, que dura desde o dia 28 de março. A paralisação surgiu de um impasse durante a negociação de um acordo coletivo.


Na manhã desta segunda-feira (8/4), houve tentativas de conciliação no TRT5 (foto), para ambos os casos. Os representantes dos empregadores (Galvão Engenharia S/A, Consórcio Andrade Gutierrez e outros) e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação, Montagem e Manutenção Industrial (Sintepav-BA), porém, não chegaram ao consenso. Caso não haja acordo também nas próximas audiências, serão marcadas sessões de julgamento, para que o Tribunal decida cada questão.


Secom TRT5 - 8/4/2013