Corregedor-geral elogia a equipe de digitalização do TRT-BA

foto: Secom TRT5

Integrantes da equipe de digitalização posam para foto junto com a presidente do TRT-BA, desembargadora Vânia Chaves, e o corregedor-geral, ministro Ives Gandra Filho

 

Entusiasmado com os relatos de excelência acerca do trabalho que vem sendo desenvolvido por um grupo de pessoas com deficiência auditiva no Setor de Digitalização do TRT da Bahia (TRT-BA), o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Ives Gandra Filho, reservou um tempo de sua agenda na tarde desta quinta-feira (4) para conhecer de perto o trabalho da equipe. O ministro, que até esta sexta-feira (5) realiza correição ordinária no TRT-BA, estava acompanhado da presidente do Tribunal, desembargadora Vânia Chaves, e uma comitiva de assessores e servidores.

 

foto: Secom TRT5''Mesmo com as limitações, inerentes a todos nós, podemos contribuir com a soma do nosso trabalho para chegarmos longe'', afirmou o corregedor-geral, por intermédio da supervisora Rosecleide Borges - que atua como intérprete do grupo -, ao elogiar a determinação deles com o trabalho. O ministro aproveitou ainda para relatar a experiência de seu tio - o pianista e maestro João Carlos Martins - que mesmo após perder os movimentos de uma das mãos por causa de um acidente, fez da deficiência um motivo a mais para superar suas limitações e continuar fazendo o que ama.

 

Em seguida, o diretor da Coordenação Judiciária de 2ª Instância, Celso Thiago Andrade (foto), a convite da presidente, falou da satisfação com o convênio firmado com a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado (Apada Bahia), que resultou em ganhos para o Tribunal, ao mesmo tempo em que possibilitou a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O diretor destacou o empenho e dedicação já comprovados pelos profissionais, que já ultrapassaram a marca dos nove mil processos digitalizados em apenas oito meses de trabalho - uma média superior a 1,1 mil processos por mês.

 

foto: Secom TRT5''O que me impressionou foi não apenas a forma como eles se adaptaram ao trabalho, mas também a velocidade dessa adaptação e o alto índice de concentração da equipe'', afirmou Celso Thiago, ressaltando que a maioria dos trabalhadores, embora tivesse conhecimento em informática, nunca havia trabalhado com digitalização de documentos.

 

O digitalizador Victor Leal (foto), um carioca animado, que atua no setor há cerca de cinco meses, agradeceu em nome dos colegas os elogios e o reconhecimento demonstrados pela Administração do TRT, destacando que a visita do corregedor-geral lisonjeou toda a equipe. ''Ainda  me considero um novato aqui no setor, mas vou continuar trabalhando com dedicação. E que venham mais nove mil processos!'', brincou.

 

Após ter zerado, em dezembro último, o passivo de cinco mil processos à espera de escaneamento, o Setor de Digitalização do TRT-BA digitaliza atualmente cerca de mil processos por mês, além de documentos administrativos do Regional. Os cerca de um mil processos digitalizados todo mês são Recursos de Revista (RR) admitidos e Agravos de Instrumento interpostos em RR denegados - para remessa ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), que desde agosto de 2010 só recebe processos em formato digital.

 

Secom TRT5 (Lázaro Britto) - 05/04/2013