CNJ reúne assessores de comunicação em Brasília

 

Pautas compartilhadas, função da área de comunicação nas instituições e a abertura do diálogo dos magistrados com a imprensa foram alguns dos temas do Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário, no Conselho da Justiça Federal, em Brasília, na manhã desta segunda-feira (25). O encontro discute a construção de uma única imagem do Poder Judiciário brasileiro, de forma que o cidadão entenda que se trata da mesma Justiça.

 

Assessores de Comunicação de todos os tribunais participam do encontro coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça. A primeira fala foi a do diretor de Gestão Estratégica do CNJ, Ivan Bonifácio, que destacou a importância do trabalho de divulgação das atividades e decisões dos tribunais: "precisamos desenvolver a cultura ao respeito às decisões dos magistrados, que precisam falar com a imprensa, sobre suas prioridades, e como gestores, sobre o que pretendem melhorar na prestação jurisdicional, ganhando a confiança da população e criando, assim, um bom relacionamento". Ivan afirmou que o caminho já está aberto desde a criação da TV Justiça, quando os juízes passaram a entrar diariamente nas residências dos brasileiros, e aconselhou, ainda, que os assessores divulguem a estratégia de comunicação aos assessorados.

 

O conselheiro Wellington Saraiva representou o CNJ e lembrou algumas metas estabelecidas no 6º Encontro Nacional do CNJ, em 2012, algumas restabelecidas, como a meta de combate à improbidade administrativa e à corrupção, fortalecendo a estrutura interna dos tribunais, além da adoção de efetivos sistemas de licitação e contratos, destacando que "o CNJ é um caso concreto da importância da imprensa e da comunicação dirigida, sendo hoje um órgão que conquistou a confiabilidade da população", concluiu.

 

Ainda na parte da manhã foi apresentada a Lei de Acesso à Informação, pelo coordenador de Comunicação Institucional do CNJ, Tarso Rocha, com um panorama sobre as redes sociais nos tribunais, formas de atuação, campanhas e outras mídias.

 

No período da tarde ocorre a discussão de campanhas publicitárias, com a apresentação da Campanha Conte Até Dez, elaborada pelo Conselho do Ministério Público Federal, que será seguida das Palestras Prioridades da Justiça, a TV Justiça e Mobilização de Ações de Comunicação em 2013.

 

Na terça, o Encontro segue com Workshop de Redes Sociais do Poder Judiciário, que será aberto pela ministra Eliana Calmon, coordenadora da Escola de Magistrados do STJ.

 

Secom TRT5 (Léa Paula) - 25/2/2013