Dia do Aposentado: o perfil moderno do servidor que se aposenta

 

"Hoje, o aposentado, desapegado das antigas rotinas de trabalho, fica ainda mais ativo depois da aposentadoria, cuidando da vida, viajando, participando de eventos e se dedicando a atividades assistenciais voluntárias." A observação é de Edison Emanuel, presidente da Associação dos Servidores Aposentados da Justiça do Trabalho 5ª Região (ASA5). E é com esse dinamismo e vitalidade que é comemorado o Dia Nacional do Aposentado nesta quinta-feira (24).

 

Com cerca de 400 associados, o servidor aposentado contemporâneo do TRT5 procura viver novas experiências, seja passear de bote nas correntezas do Rio de Bonito ou presenciar datas festivas como a Lavagem do Senhor do Bonfim. "Para alguns servidores é a realização de um sonho se aposentar, pois depois de anos de trabalho eles podem desfrutar e aproveitar as atividades lúdicas para as quais não tinham tempo", explica Edison.

 

 

 

Para este semestre a agenda dos aposentados da ASA5 já está cheia de programas de lazer como o 4º Passeio de Escuna, as comemorações do Dia Internacional da Mulher, do Dia das Mães, do São João e dos aniversariantes do mês, também terá um Festival Gastronômico e viagens para Conservatória e Parati (RJ). As informações sobre esses e mais eventos poderão em breve ser encontrados no site www.asa5.org.br, que está em fase de implantação. "Nele, além dos passeios e festas, o aposentado contará com informações importantes que afetam a sua vida funcional como servidor inativo", pontua o presidente da associação, que acrescenta: "o associado da ASA5 pode contar também com serviços jurídicos e assessoria gratuita na declaração do imposto de renda anual".

 

GRATIDÃO - O TRT5 está realizando o projeto Obrigado,Servidor, que tem o objetivo de homenagear servidores que estão se aposentando. A iniciativa, que consiste na entrega de um certificado pela presidente do TRT5, desembargadora Vânia Chaves, e na divulgação pela Secom, no Portal do TRT5, de um histórico da vida funcional e da formação do servidor, é gerenciada pela coordenaria de Serviços Especiais. No primeiro evento, ocorrido em novembro passado, 26 servidores aposentados no decorrer de 2012 foram homenageados. Em 2013, serão realizadas cerimônias periódicas com o mesmo objetivo.

 

O dia 24 de janeiro foi escolhido para ser o Dia do Aposentado porque nesta data, em 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves, que criou a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas de estrada de ferro existentes. É o marco histórico da Previdência Social, que até então atendia apenas aos funcionários do Governo Federal.

 

Secom TRT5 (Jaqueline Vaz) - 23/1/2013