Programação da Escola Judicial prepara servidores da capital para PJe

A Escola Judicial do TRT5 definiu uma grade com 13 turmas de cursos on-line (básicos) e 11 turmas de cursos presenciais (avançados) sobre Processo do Trabalho, voltados para a capacitação de servidores das varas da Capital e serviços judiciários de 1ª instância (Distribuição dos Feitos, Protocolo, por exemplo).

 

No total, serão disponibilizadas 650 vagas no curso básico e 220 vagas no avançado, de forma a preparar todas as varas da capital para a instalação, em 2013, do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). Ainda será oferecida uma turma do curso avançado para Ilhéus e Itabuna, logo após o Carnaval.

 

O conteúdo ministrado será essencial para que os servidores operem o novo Processo Eletrônico, já que o sistema elimina a necessidade de muitas atividades manuais (grampeamento, juntada, carimbos, movimentação de autos), mas requer a redistribuição mais homogênea das tarefas nas secretarias e, portanto, maior conhecimento jurídico.

 

O Curso Básico de Processo do Trabalho (on-line) terá servidores da Casa como tutores. O Curso de Processo do Trabalho Avançado (com foco em despacho) será ministrado pelas juízas Andrea Presas, Angélica Ferreira e Ana Paola Machado Diniz no auditório da Escola. no bairro de Nazaré.

 

Em dezembro passado, a Escola encaminhou ofício às Varas orientando sobre os critérios de inscrição do pessoal e informando sobre a obrigatoriedade de participação. As turmas do curso on-line foram montadas pela própria Escola. Quaisquer dúvidas ou dificuldades na participação, conforme calendário informado, devem ser dirigidas à secretaria daquela unidade.

 

Secom TRT5 (Franklin Carvalho) - 10.1.2013