Palestra abre Programa de Saúde Bucal em 2013

 

 

Uma pequena quantidade de creme dental, do tamanho de dois grãos de feijão, é o suficiente para uma boa escovação dental. A escovação, por sua vez, deve levar pelo menos dois minutos para ser bem realizada. A bactéria que se desenvolve na boca sem higiene pode atacar o coração, principalmente a partir dos 40 anos de idade do indivíduo. Fumantes têm até sete vezes mais propensão de desenvolver doenças periodentais.


Estas dicas foram transmitidas pelas odontólogas Carolina Calabrich e Cristiane Valadares, do Serviço de Saúde do TRT5, durante a palestra A Saúde começa pela boca, realizada na manhã desta quarta-feira (9) para os servidores da Secretaria de Informática do Tribunal, no local em que eles trabalham. As profissionais de saúde demonstraram com modelos de plástico a forma correta de proceder a higiene bucal e alertaram para os problemas advindos da sujeira acumulada entre os dentes.


A palestra abriu a temporada 2013 do Programa de Promoção da Saúde Bucal, que está incluído no Programa de Qualidade de Vida do TRT5, e que já foi realizado no Fórum do Comércio e alguns setores administrativos. Além da divulgação de informações, há também, em cada visita, a entrega de um kit de higiene bucal para cada servidor presente.

 

Segundo as odontólogas, as doenças periodontais, que afetam a estrutura de sustentação dos dentes, também podem ser agravadas pela diabetes quando não há um acompanhamento regular ao dentista. A infecção na boca pode causar até doença cardiovascular e o AVC, pois as toxinas da doença periodontal agem diretamente nas paredes dos vasos sanguíneos, alterando o metabolismo e sendo responsável por baixar a imunidade. Elas também falaram sobre a importância de trocar a escova a cada três meses, de usar a escova interdental em caso de próteses e aparelhos, e de limpar a língua.


 
Secom TRT5  (Franklin Carvalho) - 9.1.2013