TRT5 investe em infraestrutura para melhoria na prestação de serviços

O TRT 5ª Região está realizando vários investimentos para melhorar sua infraestrutura elétrica e tecnológica de forma a reduzir os impactos causados por problemas técnicos que têm afetado os serviços fornecidos aos usuários do site.

 

 

Estão em andamento as seguintes ações:

 

 

1. Aquisição de nova solução de nobreak para dar suporte à sala-cofre e também para as unidades no interior;
2. Substituição de todos os equipamentos-servidores que atendem aos diversos serviços informatizados do Tribunal por equipamentos mais modernos, com tecnologia Blade, fornecidos com o apoio do CSJT;
3. Aquisição do serviço de link de internet redundante, o que garantirá o fornecimento do serviço por uma outra operadora, em caso de queda no link da operadora principal;
4. Transferência do servidor de arquivos para o novo storage (espaço maior de memória) – ação que trará melhor performance no acesso aos arquivos armazenados em pastas compartilhadas internamente;
5. Aquisição de novos servidores e equipamentos de rede para o interior;
6. Ampliação da velocidade dos links que interligam o interior à capital e
7. Aquisição de microcomputadores e impressoras para garantir a atualização do parque de informática.

 

 

A previsão é a de que, até maio de 2013, os serviços e equipamentos estejam implantados, o que dará maior tranquilidade e segurança para a ampliação dos serviços, e principalmente para a expansão do processo eletrônico no TRT.

 

 

A Administração do TRT5 reconhece os transtornos causados aos usuários nos últimos 2 meses, ao tempo em que esclarece que vem adotando as medidas adequadas para atenuar tais efeitos, principalmente, quando causados por fatores externos. As principais causas de indisponibilidade foram a interrupção do link de internet, fornecido pela operadora INTELIG, seguida de problemas relativos ao fornecimento elétrico pela COELBA, como ocorreu no apagão que atingiu grande quantidade de usuários em todo o país, além de causas internas, em razão da falha ocorrida no equipamento nobreak, recém-instalado.

 

 

No que se refere às providências internas para garantir a estabilidade de energia elétrica, e diante das constantes quedas de fornecimento de energia pela concessionária ao longo do ano de 2012, a atual Administração informa que a ação deveria ter sido iniciada quando ocorreram as tratativas para o aumento da capacidade elétrica e tecnológica com a chegada de novas demandas, além da constatação, no início desta gestão, da deficiente infraestrutura elétrica em muitas unidades da capital e do interior. E ainda, os geradores e nobreaks licitados pelo CSJT e destinados aos Regionais de todo o País foram entregues há mais de 4 anos ao TRT5, embora recebidos naquela oportunidade, só começaram a ser instalados no segundo semestre de 2011, atraso que comprometeu o estado das baterias e de outros componentes químicos que começaram a apresentar problemas após a instalação. Em outros casos, como nos Fóruns de Ilhéus e de Itabuna, tais problemas só foram detectados nas inspeções programadas, neste exercício, com foco na adequação da estrutura para a implantação do Processo Judicial Eletrônico – PJe-JT. Um processo licitatório para a substituição desses nobreaks já foi finalizado, sinalizando que as respectivas entregas ocorrerão até o final de janeiro de 2013.

 

 

Outros problemas relativos à infraestrutura de TI têm sido tratados pela equipe técnica do TRT ou pelas empresas contratadas que foram acionadas para garantir os níveis de serviço acordados. As ações elencadas acima também contribuirão para a melhor prestação dos serviços.

 

 

Esclarecemos, ainda, que existem interrupções para manutenção de sistemas e serviços. Nestes casos as ações são agendadas e comunicadas aos usuários previamente. 


 

Secom - TRT5 , com informações da DG e SI - 21/12/2012