11 obras embargadas durante Semana da Construção Civil

 

Uma série de irregularidades na construção de um prédio residencial na Barra, com entrega prevista para maio de 2013, levou a mais um embargo de obras na última sexta-feira (7), durante ação da Semana da Construção Civil, realizada nos dias 5, 6 e 7 de dezembro. Os problemas verificados estão relacionados à falta de segurança no ambiente de trabalho, com riscos para os operários.

 

A Semana da Construção Civil - iniciativa conjunta do TRT da Bahia, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego e da Associação dos Magistrados do Trabalho da Bahia (Amatra5) - verificou o cumprimento de normas de segurança no ambiente de trabalho em 17 obras, em Salvador e Lauro de Freitas. Durante os três dias de operação, 11 obras apresentaram irregularidades quanto ao cumprimento das normas de segurança do trabalhador, sendo paralisadas parcial ou totalmente, segundo o Ministério Público da Bahia.


Em uma construção de um prédio residencial na Barra, cerca de 100 homens trabalhavam quando a equipe de fiscalização chegou ao local e constatou de imediato diversas irregularidades, como andaimes sem travamento, falta de roupas adequadas e poços de elevador sem proteção. "Eu não esperava que um empreendimento na Barra estivesse nessas condições, como se não conhecessem as normas", lamentou o auditor fiscal do Trabalho responsável pela inspeção, Maurício Melo.


Enquanto a equipe realizava a inspeção, um pedaço de madeira com pregos caiu de um dos andares do prédio e foi parar na calçada, uma vez que não havia a devida proteção, chamada de ‘bandeja’,  destinada a evitar que materiais atinjam transeuntes e automóveis.

 

"Essas situações juntas oferecem perigo ao trabalhador e, por conta disso, nós tivemos que paralisar a obra até que a empresa regularize essa situação", explica Maurício Melo, alertando os trabalhadores sobre a necessidade de cobrar da empresa o cumprimento das normas de segurança. "Vocês não podem se acostumar com essas irregularidades", advertiu.


Ascom TRT5 (Rita Martins) - 10.12.2012