Presidente e gestora informam servidores do Comércio sobre PJe

 

A implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) nas Varas de Salvador, que deve ocorrer entre maio e setembro de 2013, será uma oportunidade para muitos servidores se requalificarem e assumirem novas tarefas, novos desafios. Esse foi o consenso entre os discursos das desembargadoras Vânia Chaves, presidente do TRT5, e Dalila Andrade, coordenadora do Comitê Regional de Implantação do sistema, em encontro na manhã desta sexta-feira (7), nos setores de Distribuição, Protocolo e Central de Cargas, no fórum do Comércio. Os servidores compareceram de forma maciça e puderam perguntar e ouvir informações das magistradas, e também de diretores das áreas de informática, de capacitação e de pessoal.

 

''As magistradas disseram entender a natural apreensão das equipes das unidades, mas explicaram que a implantação será precedida de um diagnóstico para se verificar as potencialidades e necessidades de cada setor. Ainda, haverá, em seguida, um processo de capacitação para nivelar o conhecimento, e o Comitê de Saúde do Trabalhador (CSTRAB) acompanhará todas as etapas da instalação, como já tem ocorrido em Santo Amaro, Candeias, Ilhéus e Itabuna'', apontou Cláudia Jorge, secretária de Informática.

 

Com relação às unidades, a Central de Informações fornecerá ao público respostas sobre processos físicos e eletrônicos; será criada uma central de suporte e também uma área de autoatendimento para os advogados. Os processos físicos ajuizados até a implantação do PJe permanecerão com a tramitação e movimentação normais, o que ensejará a manutenção, por um período, de atividades como a carga e o protocolo de documentos físicos.

 

EXPEDIENTES - Atualmente, a Central de Cargas tem 12 servidores, que liberam em carga diariamente cerca de 500 processos, além de autos que são retirados e devolvidos pelos juízes substitutos. A Distribuição, por sua vez, recebe aproximadamente 250 processos novos por dia. Já o balanço semanal do Protocolo marca o recebimento dos seguintes expedientes: 600 documentos (petições e ofícios), 80 processos sem petição e mais 670 processos com petição anexas. Outros 100 expedientes, entre processos e documentos, vêm pelo correio (Protocolo integrado), também semanalmente.

 

Ascom TRT5 (Franklin Carvalho) - 7.12.2012