Depósito de processos do TRT passa por modernização


A presidente Vânia Chaves, entre o chefe do Arquivo,
Benedito Santana, e o diretor-geral, Tarcísio Filgueiras

 

A presidente do TRT5, desembargadora Vânia Chaves, esteve no depósito do Arquivo Judicial do TRT5, que funciona na Rua Vital Rego, no Barbalho, para conferir as modernas estantes deslizantes recém-instaladas. As estantes podem conter, no conjunto, cerca de 70 mil processos de vários volumes. O equipamento já abriga 30 mil ações baixadas das varas de Salvador no ano de 2012. A expectativa é a de que os estoques de arquivamento dos próximos dois anos sejam todos alocados ali.

 

A equipe do arquivo, que conta com 15 servidores, sendo dois com formação específica, e oito estagiários de Arquivologia, trabalha intensamente na guarda e conservação dos processos, inclusive fazendo a triagem daqueles que estão prestes a serem eliminados. Segundo o chefe do setor, Benedito Santana, é verificado, também, se há a existência de objetos de valor histórico, depósitos ou créditos remanescentes.

 

O depósito do Barbalho é amplo e possui 190 mil processos arquivados. Com área total de 1.041 metros quadrados, a estrutura é composta de três prédios - um grande armazém com dois pavimentos e dois galpões anexos, além da garagem. Todo o acervo de um dos depósitos que estava localizado na sede do TRT em Nazaré - cerca de 160 mil processos - também foi encaminhado para o novo arquivo, liberando a área para outros usos. A localização próxima da atual sede também facilita o transporte dos volumes de documentos.

 

Dos cerca de 1,036 milhão processos cadastrados no sistema do Arquivo Geral de Salvador, em torno de 440 mil aguardam eliminação.

 

Mais fotos você vê na Revista Eletrônica, prevista para dezembro.

 

Ascom TRT5 - 26/11/2012