Psicólogo fala sobre estresse da magistratura durante Semana Institucional

 

"Que os magistrados estão estressados a gente sabe, mas vamos entender o que está por trás disso", declarou o psicólogo José Roberto Montes Heloani (foto), durante a palestra 'O Estresse no Exercício da Magistratura', realizada no começo da tarde desta quarta-feira (21), como parte da programação da I Semana Institucional do TRT5.

 

Durante sua apresentação, Heloani explicou a necessidade de partir de um âmbito mais geral do mundo do trabalho do magistrado para, então, falar sobre o estresse no exercício da profissão. Para isso, o psicólogo começou traçando um panorama histórico e político da representação do magistrado na mídia, que, segundo ele, não contribui para a boa imagem desse profissional. "A mídia é responsável pela representação do juiz como o marajá de Collor", critica Heloani, fazendo alusão ao discurso anti-marajá, utilizado por Fernando Collor durante sua campanha eleitoral.

 

Heloani defendeu também que o estresse é apenas a ponta do iceberg e pode acarretar outros problemas, como a depressão. "As pessoas se estressam em um primeiro momento, mas quando mecanismos de defesa não funcionam mais ela começa a entrar em depressão", afirmou.

 

foto: Ascom TRT5Na ocasião, o público - formado em sua maioria por juízes e desembargadores - pôde esclarecer dúvidas e fazer observações. Em seguida, painéis sobre Comunicação e Segurança foram apresentados pelo assessor de Comunicação Social do Conselho Nacional de Justiça, Marcone Gonçalves, e pelo diretor de Segurança do TRT5, José Vidal Rivas (foto), respectivamente, além de uma apresentação feita por representantes da Caixa sobre vantagens e benefícios da instituição financeira para os magistrados do Tribunal.

 

Saiba mais sobre a Semana Institucional nesta quinta-feira (22).

 

Leia também:

 

21/11/2012 04:00|

Semana Institucional: médica sugere mudanças para promover a saúde

 

21/11/2012 12:38|

Em artigo no jornal A Tarde, presidente do TRT5 fala da Semana Institucional

 

21/11/2012 11:00|

Semana Institucional começa debatendo planejamento, estrutura e saúde

 

 

Ascom TRT5 (Rita Martins) - 21.11.2012