Em artigo no jornal A Tarde, presidente do TRT5 fala da Semana Institucional

Veja, a seguir, na íntegra o artigo da Presidente do TRT5, desembargadora Vânia Chaves, publicado no Jornal A Tarde desta quarta-feira (21/11), no qual ela enfoca a Semana Institucional da Magistratura do Tribunal:

 

"O NOVO JUDICIÁRIO E A IMPORTÂNCIA DA SEMANA INSTITUCIONAL.

 

Para Aristóteles, a justiça é o principal fundamento da ordem do mundo. Todas as virtudes estão subordinadas à justiça e esta é indissociável da polis, ou seja, da vida em comunidade. A justiça se realiza na prática constante da relação com o outro.

 

Nunca um ensinamento foi tão atual e verdadeiro quanto este, que consta do livro  V da Ética a Nicômaco dirigido à questão da justiça.

 

Se a justiça é indissociável da polis, da vida em comunidade e se realiza na prática constante da relação com o outro, é ela um instrumento indispensável à convivência humana.

 

Em tempos de exacerbada jurisdicionalização, fenômeno, aliás, que não ocorre, apenas, no Brasil mas também  nas democracias mais avançadas do mundo, tem recaído sobre o judiciário decidir questões de fundamental importância para a comunidade. Aqui não tem sido diferente. O Supremo Tribunal Federal tem sido a última palavra em questões delicadas como o aborto do feto anencéfalo, a utilização de células tronco, as relações homoafetivas, sem falar em questões políticas, como a entrada em vigor da Lei da Ficha Limpa e o julgamento da propalada Ação Penal 470, apelidada de Mensalão.  

 

Sendo o judiciário chamado a decidir questões tão importantes e caras à sociedade, é evidente que deve contar com juízes preparados tecnicamente, com conhecimento humano e jurídico   adequados a decidir os conflitos que lhes são submetidos , restaurando a paz social.Isto só se adquire com muito estudo,  prática e  exercício da atividade  judicante.

 

A Semana Institucional da Magistratura do Tribunal Regional do Trabalho 5ª.Região, que se realizará pela primeira vez  no Regional, no período de 21 a 23.11 tem esta finalidade. Promover debates acerca de temas de relevante interesse para a sociedade e o Poder Judiciário  relacionadas às práticas diárias dos magistrados,  além de promover a integração e aproximação das duas instâncias do Tribunal.  Com este evento, busca-se qualificar os magistrados para que possam cumprir o difícil papel de atender ao jurisdicionado, superando as precariedades da administração pública, com vistas a um processo mais célere e efetivo, fazendo, assim, a melhor justiça em menor tempo, como dele espera a comunidade.

 

Vânia J. T. Chaves

Presidente do TRT da Bahia"

 

Ascom TRT5 - 21.11.2012