Gestora do PJe abre curso sobre conectividade nesta sexta (9), no Comércio

O curso O Judiciário Trabalhista e a Conectividade- As mudanças de Paradigmas Advindas do PJe, que a Escola Judicial realiza na próxima sexta-feira (9), das 9 às 12 horas, no auditório do fórum do Comércio, será aberto pela desembargadora do TRT5, Dalila Andrade, gestora regional da implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). O evento é voltado para magistrados e servidores do Tribunal e os interessados podem se inscrever enviando e-mail para inscricao-escola@trt5.jus.br.

 

O conteúdo do curso será ministrado pelo professor José Eduardo de Resende Chaves Júnior, desembargador do TRT da 3ª Região (MG). Ele é doutor em Direitos Fundamentais pela Universidad Carlos III, de Madrid, e foi juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2010 a 2012. É professor-colaborador nos cursos de formação de juízes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados do Trabalho (ENAMAT) e presidente do Conselho Deliberativo da Escola Judicial da América Latina - EJAL. Além dessas atribuições, coordena o Grupo de Estudos Justiça e Direito Eletrônicos da Escola Judicial (Gedel) do TRT-MG.

 

De acordo com a ementa do curso, a mudança da mídia papel para a mídia eletrônica não é neutra, ela altera profundamente a racionalidade e a principiologia da ciência processual. Isso ocorre menos pelo aspecto puramente tecnológico e mais pelo fato de se possibilitar que o fluxo processual seja acessível pela internet, com participação coletiva e novos fenômenos desvendados pela ciência das redes. "A mudança de uma lógica linear para uma lógica reticular teria forte inflexão na teoria geral do processo", afirma. 

 

Ascom TRT5 - 7.11.2012