Processo eletrônico é instalado no TRT do Piauí

foto: Divulgação

 

O Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) foi instalado com sucesso, nesta segunda-feira (30), no Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, no Piauí.  A primeira ação no estado a tramitar pelo sistema nacional foi direcionada à Vara do Trabalho de Valença, inaugurada em solenidade que contou com a presença o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen, e do presidente do TRT-PI, desembargador Wellington Jim Boavista.

 

A ação inaugural foi protocolizada pelo advogado Damásio de Araújo Sousa. Utilizando o novo sistema, ele ingressou com uma ação de reconhecimento de relação de emprego de uma empregada doméstica de Novo Oriente, município da jurisdição da nova Vara de Valença. O advogado pede R$ 6 mil como direitos devidos à sua cliente. O sistema marcou automaticamente a primeira audiência para o dia 7 de agosto, às 8h30. Tudo eletrônica e digitalmente, sem a utilização de uma folha de papel sequer.

 

Com o sistema nacional, os processos iniciados na vara tramitarão virtualmente em todas as instâncias. ''O que se descortina doravante é um tempo de integral aplicação de todos os magistrados à atividade fim da Justiça: a decisão. Nada de desperdício de tempo e forças com tarefas administrativas e mecânicas. Tudo para gerir uma Justiça acessível 24 horas por dia, todos os dias do ano, concretizando a promessa democrática do efetivo acesso à ordem jurídica'', disse o ministro.

 

O juiz titular da Vara de Valença, Francílio Bibio Trindade de Carvalho, disse que a tendência, com o PJe-JT, é que os prazos da Justiça do Trabalho do Piauí sejam ainda menores. ''O TRT-PI tem, reconhecidamente, prazos de julgamentos muito ágeis, mas, a nossa expectativa é que possamos melhorar significativamente esses prazos, melhorando os serviços aos jurisdicionados'', ressaltou.

 

Em 2ª instância, o PJe-JT será usado inicialmente para novas ações rescisórias. O ministro reforçou que o grande objetivo da Justiça do Trabalho, com o sistema nacional, é se tornar ainda mais célere. ''Precisamos extirpar o tempo morto do processo e as atividades braçais a ele relacionadas, mediante o auxílio da tecnologia. Fazer mais com menos esforço. Fazer melhor, em menos tempo. Atender, enfim, de forma definitiva e verdadeira o princípio constitucional da duração razoável do processo'', afirmou.

 

O presidente do TRT piauiense, desembargador Wellington Jim Boavista, aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho e o carinho que o presidente do TST e do CSJT, ministro João Oreste Dalazen, teve com o Piauí, ao autorizar a liberação de recursos que possibilitarão o avanço das obras do novo prédio sede do Regional e sua possível conclusão para 2014. Além disso, destacou as  vantagens e os benefícios que o novo sistema trará para a Justiça do Trabalho no Piauí e no Brasil. ''O TRT-PI está comprometido e entusiasmado com o PJe'', pontuou.

 

EXPANSÃO - O PJe-JT já é utilizado plenamente em outras 15 Varas do Trabalho (Navegantes-SC, Caucaia-CE, Várzea Grande-MT, Arujá-SP, Maracanaú-CE, com duas unidades, Gama-DF, Santo Amaro da Purificação-BA, Luziânia-GO, Três Rios-RJ, Aracaju-SE, com quatro unidades, e Ponta Porã-MS) e nos respectivos Tribunais Regionais do Trabalho.
''A chegada do PJe à 22ª Região da Justiça do Trabalho (Piauí) dar-se já na fase de intensa expansão de sua implantação. Fruto do estrondoso sucesso felizmente alcançado até aqui. Devo ressaltar que esse êxito se deve à união de todos da Justiça do Trabalho em face do mesmo objetivo institucional'', assinalou o ministro Dalazen. 

 

A meta, em 2012, é expandir o sistema para 10% das 1.587 varas existentes. As unidades ainda não instaladas terão de ser inauguradas com o PJe-JT. O TRT da 15ª Região (com sede em Campinas) é o próximo a instalar o sistema. Em 1º grau, o PJe-JT funcionará inicialmente na Vara do Trabalho de Piedade, e em 2º grau, para recebimento de mandados de segurança.

 

No Piauí, a previsão é que entre setembro e outubro, o PJe-JT seja instalado também na nova vara de Urucuí, que está finalizando as obras e a instalação dos equipamentos.

 

Prestigiaram a solenidade de instalação do PJe-JT no TRT-PI os desembargadores Francisco Meton Marques de Lima, vice-presidente e corregedor regional; Manoel Edilson Cardoso; Arnaldo Boson e Liana Chaib; o procurador-chefe em exercício do MPT , Heraldo Sousa;  o presidente da OAB/PI, Sigifroi Moreno Filho;  os deputados federais Paes Landim, Assis Carvalho e Júlio César; o  procurador-geral do Estado, Kildere Rone; o presidente da Câmara Municipal, Edvaldo Marques;  desembargadores do TJ, juízes do TRT/PI, servidores e advogados.

 

Fonte: Ascom CSJT - 31.7.2012