Cláudio Brandão explica no TRT-PI como o PJe otimizará os serviços

foto: Divulgação

 

Como preparação para a instalação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) no Piauí nesta segunda-feira (30), o coordenador do Comitê Gestor do PJe-JT, desembargador Cláudio Brandão, do TRT da Bahia, realizou palestra de sensibilização e apresentação do sistema para juízes, desembargadores e servidores do TRT do Piauí, bem como para advogados e procuradores.

 

O novo sistema será instalado na Vara do Trabalho de Valença, que será inaugurada ao mesmo tempo. As Ações Rescisórias, na segunda instância, também atuarão pelo PJe a partir dessa data. Há uma expectativa de que todas as Varas de Teresina, além da futura Vara de Urucuí, também passem a utilizar o PJe ainda este ano.

 

O desembargador Cláudio Brandão explicou que o PJe-JT é muito mais que um simples programa de informática. ''O objetivo não é apenas reproduzir a burocracia no mundo virtual, mas mudar a forma de trabalho. O processo é pensando para ser eletrônico e não para informatizar a burocracia'', afirmou o magistrado. Ele destacou ainda que o sistema é diferente por vários motivos, entre eles por permitir que o conhecimento permaneça no Judiciário, já que a produção do sistema foi totalmente feita por servidores da Justiça, bem como a maior transparência e uniformidade aos atos judiciais.

 

Com o PJe, o CSJT pretende unificar as práticas de processo virtual que nasceram em diversas regiões do país, facilitando a comunicação entre todas as instâncias da Justiça do Trabalho.

 

Explicando as vantagens da nova ferramenta, principalmente diante da existência de vários outros sistemas de processuais virtuais individuais, como ocorre no TRT/PI, Cláudio destacou a uniformização da interface e de todo sistema, facilitando o trabalho dos advogados e a comunicação entre todas as unidades do Poder Judiciário.

 

''O PJe está sendo adotado pela Justiça do Trabalho, Justiça Federal e Justiça Estadual. Ele será adequado às variáveis especificas, mas o modo de operação será o mesmo. Será uma facilidade de trabalho muito boa para os advogados, para a Justiça e para a sociedade como um todo. Todos vão sair ganhando'', pontuou o desembargador.

 

Fonte: Ascom TRT do Piauí - 30.7.2012