CNJ doa avião apreendido para uso da Justiça da Bahia

Os servidores Celso Ricardo e Luciana Martinez, do TRE, o juiz Marlus Melek, os desembargadores Vânia Chaves, presidente do TRT5, Tadeu Vieira, vice-corregedor, e Valtércio Oliveira, corregedor regional, e o diretor-geral, Tarcísio Filgueiras

 

 

Para informar os procedimentos do Programa Espaço Livre, o juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marlus Melek, esteve na manhã desta segunda-feira (26), no TRT5, onde foi recebido pela mesa diretora (presidente, corregedor e vice-corregedor). O juiz propôs o compartilhamento pelos tribunais no uso de uma aeronave apreendida pela Justiça, antes utilizada para o tráfico de drogas.

 

Segundo o juiz, "a economia com diárias e deslocamentos é muito grande, além de não haver gastos com manutenção, aluguel de hangar, nem com o piloto, logística fornecida pela Secretaria de Governo de Estado", destacou Marlus, apontando que muitos aviões de grande e de pequeno porte aprendidos viram sucata nos pátios dos aeroportos.

 

O avião destinado ao Estado da Bahia é um Bimotor com quatro lugares, em ótimo estado, e tem o objetivo de atender, inicialmente, os trabalhos correcionais, muitas vezes realizados em vários dias de viagem. Segundo o vice-corregedor, Tadeu Vieira, "podemos compartilhar a agenda também", referindo-se aos órgãos de correição dos outros tribunais. O projeto se baseou em ações da iniciativa privada, onde grandes empresários compartilham aeronaves nos gastos e manutenção.

 

A presidente do TRT5, desembargadora Vânia Chaves, demonstrou satisfação com a doação, "pois temos varas distantes até 1.000 km de Salvador. Com a aeronave, nosso trabalho será muito mais eficiente, pois uma viagem que levaria 12 horas ocorrerá em uma hora e meia agora".

 

A Bahia vai ser o sétimo estado a receber o bem, o que ocorrerá em agosto deste ano. O avião que servirá à Justiça baiana foi apreendido em São Paulo. Segundo o juiz auxiliar do CNJ, "serão 35 horas de vôo mensais para serem distribuídos entre os órgãos do Judiciário no estado. Além da economia com os gastos, haverá ganho na qualidade dos serviços prestados", concluiu o juiz.

 

Foram convidados para a reunião, além do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, o Tribunal de Justiça, a Justiça Federal da Bahia  e o Tribunal Regional Eleitoral, este representado pelos servidores Celso Ricardo e Luciana Martinez. Outra reunião ocorrerá para ajustes do Termo de Cooperação a ser firmado.

 

O juiz auxiliar do CNJ foi recebido pela presidente Vânia Chaves, pelo  corregedor-regional, desembargador Valtércio Oliveira, pelo  vice-corregedor, Tadeu Vieira, pelo diretor-geral, Tarcísio Filgueiras, pelos secretários Carlos Alberto Martins Leite e Valdson Menezes e pela assessora Márcia Lyra.

 

 

TRT5 Ascom (Léa Paula) 27/6/2012