Dia do Cidadão: presidente e ouvidora atendem trabalhadores

 

Em novembro do ano 2000, o motorista de ônibus Antonio Souza (foto) moveu um processo contra uma empresa de transporte em Salvador, após 40 anos de serviços prestados. A ação tramitou na 5ª Vara de Salvador e foi arquivada em 2009, após um acordo entre as partes. O trabalhador alega, agora, que não recebeu o que tinha direito e atribui isso à má atuação do seu advogado. Para ser orientado de como proceder neste caso, Antônio participou, na manhã da última quarta-feira (20), de mais uma edição do Dia do Cidadão no TRT da 5ª Região (TRT5). No encontro, realizado no Gabinete da Presidência, as desembargadoras Vânia Chaves e Marizete Menezes, presidente e ouvidora do Tribunal, respectivamente, atenderam um total de seis inscritos.

 

''Fiquei muito satisfeito com o atendimento'', declarou o trabalhador, elogiando a iniciativa da Administração do TRT5 de reservar um dia exclusivo para ouvir a população. ''Elas se comprometeram a apurar novamente a situação e se colocaram à disposição no que for possível e necessário'', acrescentou. Nos outros cinco casos ouvidos pelas desembargadoras na manhã de hoje, os trabalhadores em geral queriam esclarecimentos adicionais sobre o andamento de suas ações na Justiça do Trabalho. Já outros aproveitaram a ocasião para dar sugestões sobre como tornar o atendimento da Justiça do Trabalho ainda mais eficaz.

 

Segundo a ouvidora do TRT baiano, desembargadora Marizete Menezes, a maioria das pessoas que procura o Dia do Cidadão solicita audiência porque anseia em ver cumpridas as decisões judiciais que lhe asseguram direitos na fase de execução. Ou seja, apesar de o direito ser reconhecido, há dificuldades na cobrança. Nas audiências, o cidadão pode tirar dúvidas não apenas sobre processos mas sobre qualquer assunto relacionado com o Tribunal.

 

O PROJETO - Coordenado pelo Serviço de Projetos Especiais do TRT5 com o apoio do Serviço de Ouvidoria, o Dia do Cidadão tem como objetivo abrir um canal de comunicação direto entre a sociedade e a Administração do TRT5, atendendo a uma das diretrizes do Planejamento Estratégico desse Regional. Para participar, basta se inscrever pelo telefone (71) 3319-7667, das 8 às 18 horas. O agendamento deve ser feito 48 horas antes do encontro e os participantes serão atendidos por ordem de chegada.

 

Ascom TRT5 (Lázaro Britto) - 21.6.2012