TRT5 economiza 33,86% em telefonia e avança com novos projetos

foto: Ascom TRT5

 

O TRT5 obteve uma economia de 33,86% nas contas telefônicas do mês de maio/2012, resultado da medida implantada pela Diretoria-Geral que determinou o bloqueio das ligações telefônicas para celulares a partir de mais da metade dos terminais telefônicos. Dos 727 ramais, 408 sofreram restrição. A projeção é de uma redução de R$ 322.582,51 por ano nas despesas com telefonia.

 

Segundo o diretor-geral, Tarcísio Filgueiras, a economia é necesária em qualquer instituição, e se reveste de especial importância no Serviço Público: ''um dos indicadores do Planejamento estratégico do TRT5, o indicador 33, estabelece o objetivo de aumentar para 15% o índice de economia na gestão orçamentária, até 2014, comparado com o orçamento de 2009. Estamos trabalhando em várias frentes para atingir esta meta''.

 

A administração do Tribunal também tem monitorado o consumo de energia e água nos fóruns da capital e do interior, orientando contra o desperdício e sanando eventuais problemas na rede de distribuição, como vazamentos. Recentemente, foi iniciado um levantamento para pedir o reenquadramento de todos os fóruns do tribunal em um novo perfil tarifário junto à empresa fornecedora de eletricidade. O perfil varia de acordo com normas da concessão pública neste setor. O estudo foi iniciado a partir do Fórum de Itabuna e a previsão é a de que, caso a reclassificação se concretize na capital e no interior, haverá uma economia de 40%, nas tarifas de luz.

 

A Secretaria Administrativa (SA), por sua vez, tem orientado as unidades para evitarem a realização de atividades nos fóruns depois das 18 horas. Segundo o diretor da SA, Valdson Oliveira, a luz consumida nesses casos acaba sendo muito dispendiosa, pois há sobretaxa para órgãos públicos que atuam nessa faixa. ''É uma energia mais cara, que acaba tornando contraproducente o expediente'', afirma. Ele também chama a atenção para o racionamento que se pode fazer no dia a dia, desligando-se as luzes em ambientes desocupados ou desativando computadores e outros equipamentos que não estejam sendo utilizados.

 

Ascom TRT5  - 20.6.2012