TRT-BA e advogados juntos na implantação do PJe

 

Para saber como os advogados estão convivendo como o PJe, ocorreu reunião de avaliação da implantação do Processo Judicial Eletrônico (Pje), na quarta-feira (13), no Gabinete da Presidência, com os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional baiana - e da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas, Saul Quadros e Ricardo Caribé, respectivamente. A reunião foi aberta pela presidente do TRT5, desembargadora Vânia Chaves, que contou sobre o grau de satisfação esboçado pelo presidente do TST, ministro Oreste Dalazen, em relação ao trabalho realizado pelo Regional baiano na implantação do PJe, em Santo Amaro e na SEDI2, em maio deste ano.

 

A coordenadora regional do comitê de implantação do PJe, desembargadora Dalila Andrade, esclareceu que o trabalho foi realizado de forma multidisciplinar, envolvendo as diversas áreas do tribunal, cumprindo prazos determinados pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Tribunal Superior do Trabalho. ''O cronograma de treinamento foi cumprido pelo TRT-BA de forma satisfatória, e sem percalços'', declarou.

 

O presidente da OAB/BA, Saul Quadros, falou sobre a grande velocidade em que o PJe vem sendo implantado na Bahia, mas que apesar da preocupação, destacou que o sentimento da advocacia é a de mudança de paradigma, e que não há restrições por parte dos advogados, pois ''trata-se de um processo irreversível a nova realidade que o PJe traz, tendo a OAB disposição para colaborar desde o início do processo com a contratação de empresa para fornecimento de certificados digitais para os advogados''. A empresa está instalada em uma sala no térreo do fórum do Comércio.

 

Já Ricardo Caribé falou sobre a instalação de equipamentos para uso dos advogados na sala da Abat, no fórum do TRT5, no Comércio, para facilitar o trabalho dos advogados no uso do sistema. Ele apresentou algumas dificuldades em relação ao cadastramento no PJe e emissão de certificados. Um banner instalado no site do TRT-BA tira as maiores dúvidas do usuário do sistema, além da Central de Atendimento Nacional pelo telefone 0800 644 4435. 

 

A previsão de expansão do PJe é para as Vara de Candeias, Ilhéus e Itabuna, o que deverá ocorrer até o final do ano. Já o segundo grau deverá ter todas as classes processuais instaladas até o dia 21 de agosto. O comitê vai iniciar o treinamento de magistrados, servidores e advogados em breve, visando antecipar os procedimentos já conhecidos para cada etapa de implantação do PJe.

 

''Todo novo projeto tem sua cota de sacrifício. Candeias e as outras varas aumentam a nossa responsabilidade. O treinamento antecipado será de suma importância'', concluiu o presidente da Abat, Ricardo Caribé.

 

Ascom TRT5 (Léa Paula) - 18.06.2012