Justiça e mídia em discussão no TST

 

Em Brasília, assessores de comunicação da Justiça do Trabalho (foto) planejam ações conjuntas no 2º Encontro de Assessores de Comunicação Social, promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho e Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ocorrido nesta segunda (4) e terça-feira (5). A implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), a Semana Nacional de Execução, a Campanha Trabalho Seguro, entre outras ações conjuntas, são alguns dos temas discutidos pelos jornalistas dos TRTs.

 

O encontro foi aberto pelo secretário-geral do TST, juiz Rubens Curado, e pelo secretário-geral do CSJT, juiz Ricardo Lucena. Rubens Curado destacou a importância da aproximação entre os presidentes dos tribunais com suas áreas de comunicação. Segundo ele, esses setores devem receber apoio orçamentário e instrumental para funcionarem de forma estruturada.  "Temos que ter metas de estruturação de pessoal, seja por concurso ou terceirização, além de metas de capacitação para as equipes das áreas de comunicação." O CSJT também determina, através da Resolução 80 de 2011, a destinação de verba específica para a comunicação social do órgão. Todos os TRTs atenderam à Resolução.

 

Em seguida, os Projetos Nacionais da Justiça do Trabalho foram apresentados pelo juiz auxiliar do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Alexandre Azevedo, que falou sobre o PJe, seguido pelo juiz Ricardo Lucena, que descreveu todos os passos para a construção das campanhas Trabalho Seguro e Semana de Execução. 

 

O planejamento estratégico de comunicação para os tribunais foi também abordado pelos magistrados como forma de delinear as ações de imprensa, publicidade e vídeo, acompanhando o planejamento estratégico de cada TRT. O juiz Rubens destacou que chegou a hora de os tribunais desmembrarem seus planejamentos em planos para cada unidade: "A intenção é trazer alguns debates de temas novos para trabalharmos dentro da área de comunicação da JT, alinhados com a missão do tribunal".

 

O juiz Ricardo Lucena apontou a necessidade de a informação ser repassada diretamente para os assessores de comunicação: "Tanto os gestores quanto os comunicadores devem ser informados em primeira mão sobre as novas ações ou decisões", ressaltou o secretário.

 

BAHIA - O TRT-BA está ativo dentro das campanhas do CSJT e do TST, como a implantação do PJe, Semana de Execução e Trabalho Seguro. Na próxima semana ocorrerão audiências de conciliação em processos em execução, entre outras ações.  Até os ônibus coletivos de Salvador já receberam cartazes da campanha.

 

O agendamento pode ser feito pelo e-mail conciliar@trt5.jus.br. Já a campanha Trabalho Seguro começou na Bahia com o primeiro evento ocorrido na Federação das Indústrias da Bahia, dia 11.4, com a participação de magistrados, Ministério Público do Trabalho, sindicatos da construção civil e grandes construtores. A próxima reunião ocorrerá com os sindicatos dos trabalhadores.

 

Também foram produzidos dois vídeos, um já veiculado na TV Justiça. No dia 13 de julho, um Ato Público, comandado pelo TST, em parceria com o TRT5, será realizado no Estádio Fonte Nova, em Salvador, com o apoio da Amatra5, e voltado para a mobilização do setor em torno da prevenção dos acidentes de trabalho.

 

Nesta terça-feira, os assessores participaram de palestra com as professoras da UnB, Kátia Belizário e Liziane Guazina, sobre Comunicação Pública e a importância do planejamento nas organizações, além de Gestão Integrada da comunicação e mensuração de resultados.

 

No período da tarde, o tema será Gestão orçamentária e execução financeira, com a coordenadora de orçamento e finanças do CSJT, Kátia dos Santos. Em seguida, o assistente técnico-administrativo da Secretaria de Administração do TRF-1, Fabiano Lima, falará sobre Gestão de contratos e recomendações do TCU. Às 17h30, o assessor de comunicação do Conselho Nacional de Justiça, Marcone Gonçalves, apresenta a Comunicação Social no Judiciário.

 

Ascom TRT5 (Léa Paula) - 05/06/2012