TRT-BA e Amatra valorizados pelo combate ao trabalho infantil

Na foto, a desembargadora Vânia Chaves, a juíza Ana Cláudia Scavuzzi e o secretário Carlos Brasileiro posam com os juízes que participaram da Caravana (da esq. para a direita - juízes Gilber Lima, Paulo Temporal, Rosemeire Fernandes e Murilo Oliveira - último à dir. ).

 

Na manhã da sexta-feira (30), a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia, desembargadora Vânia Chaves, e a presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), juíza Ana Cláudia Scavuzzi, receberam homenagem do secretário de Desenvolvimento Social da Bahia (SEDES), Carlos Brasileiro, na Amatra5, pelo trabalho desenvolvido pela Caravana Estadual na Erradicação do Trabalho Infantil, ocorrida em novembro do ano passado. A próxima viagem será em maio para a região do Rio das Contas.


"Vamos manter a parceria com a SEDES e continuar o trabalho de aproximação entre a Justiça do Trabalho e a sociedade. Temos a missão, também, de diminuir as diferenças entre empresa e empregado, e disseminar a cidadania vem ao encontro de tudo que nós fazemos", destacou a presidente Vânia Chaves, que entregou ao secretário a cartilha de prevenção de acidentes de trabalho, elaborada pelo SESI e TST.


A participação de juízes na Caravana é uma das ações promovidas pela Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos da Amatra5, com apoio do TRT5, coordenada pela juíza Rosemeire Fernandes, titular em Itapetinga, e tem o objetivo de divulgar para a sociedade os embasamentos e fundamentos legais no enfrentamento do trabalho infantil.


"Visitar essas cidades, levando o direito às populações muito nos honra. Trouxemos muito mais para o nosso dia a dia também", afirmou a juíza Ana Cláudia Scavuzzi.


Caminhadas com panfletagem, atividades para as crianças, e até o 'corpo-a-corpo' na prestação de informações à população são algumas das técnicas utilizadas pelo grupo, junto aos conselhos de direitos e tutelares, de representantes da sociedade civil organizada, da educação e saúde. Em cada local é distribuída a Cartilha do Trabalhador, concebida para uso do Programa Trabalho Justiça e Cidadania, promovido pela Anamatra.

 

"O sentimento que tenho com a Caravana é o de um trabalho extremamente positivo, reunindo lideranças políticas e comunitárias nas cidades que visitamos, o que nos fortalece no trabalho. É preciso que vivamos determinadas realidades na prática para melhor compreendê-las", apontou o secretário Carlos Brasileiro, ao parabenizar os magistrados.

 

Compareceram ainda ao evento, a vice-presidente, desembargadora Graça Laranjeira, a coordenadora regional da campanha nacional Trabalho Seguro, desembargadora Léa Nunes, a coordenadora regional da Semana Nacional de Execução, juíza Angélica Ferreira, e juízes do TRT5.

 

Ascom - 2/4/2012