Iniciados preparativos para a XI Olimpíada da Justiça do Trabalho

foto: Aldo Dias/TST

 

Inserir projetos de qualidade de vida para os servidores e motivá-los ao trabalho por meio do esporte. Essas são as propostas XI Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho (ONJT), apresentadas semana passada ao presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen. O evento, que será em Gramado (RS), no período de 7 a 14 de setembro deste ano, deverá reunir servidores e magistrados da Justiça do Trabalho de todo o país, que disputarão diversas modalidades esportivas. As inscrições para delegações ou atletas poderão ser feitas a partir de maio.

 

Na reunião (foto), os organizadores solicitaram ao ministro Dalazen que seja considerada a possibilidade de se incluir a ONJT no calendário oficial do TST, conferindo-lhe caráter institucional - pedido que ficou de ser analisado.

 

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Trabalhista (Anastra), Flaubert Barbosa dos Santos, a ideia este ano é conciliar a importância da saúde do servidor com a melhora da prestação de serviço. ''Realizamos estudos que comprovam a queda do absenteísmo com a adoção de projetos que visem melhorar a qualidade de vida. A olimpíada em Gramado é parte dessa estratégia'', explicou o servidor, que faz parte do TRT da 10ª Região (DF-TO) e cuja associação é uma das organizadoras da competição.

 

A XI Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho contará com o apoio das cidades de Canela e Caxias do Sul para auxiliar Gramado como cidade-sede. Esta edição conta com o aval da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul e espera a participação de pelo menos 900 atletas dos TRTs e TST. São premiados o primeiro, segundo e terceiro colocados em cada modalidade, e é concedido um troféu geral para o órgão trabalhista vencedor.

 

HISTÓRICO - Caracterizado pelo incentivo à saúde e tornando-se um elemento de integração dos servidores do Tribunal Superior e Regionais do Trabalho, distribuídos em 24 Regiões administrativas, o evento promovido pela entidade nacional tem crescido a cada ano. Os primeiros jogos aconteceram em 2002, em João Pessoa (PB), com a participação de 200 representantes de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. Depois de conseguir, ano a ano atrair novos participantes, o evento chegou a 2011, na cidade de Belo Horizonte (MG), com a adesão de 860 atletas de 23 estados participantes.

 

BAHIA - Um atleta do TRT da Bahia estava entre os competidores da última edição da ONJT - a primeira participação do Tribunal na competição - realizada em setembro do ano passado. Trata-se do diretor da 26ª Vara do Trabalho de Salvador, José Francisco Barbosa de Araújo, que aparece na foto ao lado com a ministra do TST Maria de Assis Calsing. Como resultados de sua participação nas provas de atletismo, Francisco ganhou uma medalha de prata e outra de bronze. Além das medalhas, ele ainda trouxe um troféu para o TRT baiano, outorgado pelo comitê organizador dos jogos em homenagem à presença inédita do Tribunal Baiano no evento.

 

Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas com os servidores:

 

Alexandre Paz Garcia: (51) 3255-2408
Flaubert Barbosa dos Santos Júnior: (61) 3202-7373

 

Ascom TRT5 - 28.02.2012 (Com informações do TST)