Assista vídeo sobre lançamento do PJe em Navegantes-S

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen, inaugurou no último dia 6/12, na Vara do Trabalho de Navegantes (SC) –  o chamado PJe Processo Judicial Eletrônico. "Navegantes ganha não apenas uma Vara do Trabalho totalmente digital, em que se abolirá o papel para autuar as peças de um processo", assinalou o ministro.

 

O PJe foi o sistema adotado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como padrão para todos os segmentos do Poder Judiciário. Após passar por adaptações para assimilar as especificidades técnicas de cada um dos ramos, ele substituirá todos os demais sistemas de processo eletrônico atualmente existentes, frutos de iniciativas isoladas de tribunais em todo o País.

 

Na solenidade de inauguração da VT de Navegantes, Dalazen lembrou que a Justiça do Trabalho, até o momento, não contava ainda com um processo eletrônico nacional e unificado. "A rigor, cada TRT desenvolveu um sistema próprio, acoplado a inúmeros aplicativos", observou. "Esse é o quadro indesejável e insatisfatório que começa a reverter-se hoje, aqui a gora, na Justiça do Trabalho".

 

Clique aqui para assistir ao vídeo sobre o tema.