Conselheiro do CNJ acompanha Semana de Conciliação no TRT/BA

 

Nesta terça-feira (29), o conselheiro Bruno Dantas, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) esteve no TRT5 para acompanhar a Semana Nacional de Conciliação, que no Tribunal baiano começou dia 21 de novembro, uma semana antes da data oficial designada pelo CNJ. O conselheiro foi recebido pela presidente em exercício, a vice-presidente desembargadora Graça Laranjeira, pela coordenadora do Juízo de Conciliação de Segunda Instância, desembargadora Marama Carneiro, e pela juíza Angélica Ferreira, do Núcleo de Conciliação (foto).
 
 
As estratégias adotadas pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TRT5 foram relatadas ao conselheiro, que parabenizou o Tribunal, onde desde segunda-feira (28) ocorre um mutirão de juízes e servidores na realização de audiências de conciliação e de execução. Voluntários e aposentados também participam da semana, que arrecadou perto de R$ 5 milhões apenas na primeira semana. A juíza Angélica Ferreira esclareceu, também, que empresas com muitos processos em tramitação foram convidadas para participarem do evento.


Segundo o conselheiro, "o foco da observação do CNJ é ver se há envolvimento dos tribunais com a campanha, e felizmente tenho encontrado ótimos resultados, como percebo aqui na Bahia", destacou. O conselheiro esteve antes no Tribunal de Justiça da Bahia, parceiro do TRT/BA na Semana de Conciliação. Ele também ouviu do advogado Ary Moreira, que participava de uma audiência no TRT, "sobre os bons índices de acordo na Justiça do Trabalho da Bahia". O conselheiro destacou as vantagens da aproximação de entidades como a OAB e a Justiça, "pois a parte ouve primeiro ao advogado, o que só ajuda na conciliação", concluiu.
 

Ascom TRT5 (Léa Coury) - 30/11/2011