TRT5 é um dos mais produtivos do país

 

O índice de produtividade do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) é um dos mais elevados do país, tendo chegado a 133,5% no ano passado, quando os desembargadores julgaram 37.745 processos, contra os 28.273 recebidos. Em 2011 (dados até junho), os resultados continuam positivos - foram recebidos 16.216 recursos e julgados 19.031.

 

Esse volume expressivo de julgamentos foi um dos aspectos ressaltados pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Antônio José de Barros Levenhagen (foto), na ata conclusiva da correição realizada no TRT5 ao longo dessa semana (15 a 19/8). A apresentação dos dados foi feita nesta sexta-feira (19), pela manhã, durante sessão do Pleno, no Fórum de Nazaré, com a presença dos desembargadores, juízes e servidores da instituição.

 

O corregedor elogiou a criação neste mês de um Núcleo Permanente de Conciliação e da Vara Itinerante, que em apenas 10 meses de atuação já resolveu 725 processos, o equivalente a 68% do total colocado em pauta. Destacando o caráter pedagógico e cooperativo do trabalho correicional, o ministro Levenhagen também deu orientações processuais, especialmente quanto a prazos e aspectos da lei que podem auxiliar na execução (cobrança de dívidas).

 

Tecnologia - No âmbito da tecnologia, o ministro Levenhagen considerou extremamente elogiável o fato de o TRT5 ser o maior usuário do sistema telefonia VoIP (Voice over Internet Protocol). A tecnologia, que foi implantada no Regional baiano em novembro último, tem custo zero para os tribunais trabalhistas porque usa como meio de transmissão a Rede Corporativa da Justiça do Trabalho, resultando em significativa economia de recursos.

 

Outros destaques positivos da infraestrutura tecnológica foram a publicação de uma Política de Segurança de Tecnologia da Informação, o cumprimento da primeira etapa de implantação do Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (e-Gestão) e a qualidade do sistema local de acompanhamento de processos (Samp).

 

Ao final da leitura do relatório da correição, a presidente do TRT5, desembargadora Ana Lúcia Bezerra Silva, agradeceu pelo reconhecimento das medidas que têm sido bem sucedidas e assegurou que as ações da Administração serão balizadas pelas orientações trazidas pela Corregedoria-Geral.

 

Ascom TRT5 (Valdicéa do Val) - 19.08.2011
Poupe energia: economize até 80% usando lâmpadas eletrônicas.