Encontro em Salvador debate comunicação do Judiciário com sociedade

 

 

Durante dois dias (26 e 27/5), assessores de comunicação de tribunais de todo o país discutiram sobre a construção da imagem institucional do Poder Judiciário, em evento ocorrido em Salvador-BA, aberto pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Paulo de Tarso Tamburini, e pela presidente do TJBA, Thelma Brito. O encontro foi encerrado com a redação da Carta de Salvador (clique no ícone de download para ler), que será encaminhada ao CNJ e aos presidentes dos tribunais com as propostas dos jornalistas para a implementação das áreas de comunicação do Judiciário, com ênfase ao seu caráter estratégico.

 

A Resolução nº 85/2009, do CNJ, que dispõe sobre a atuação da comunicação social no âmbito dos tribunais, foi tema dos grupos de trabalho montados no evento.

 

No primeiro dia, o professor Carlos Chaparro, da USP, alertou para a importância da participação das áreas de comunicação em todos os projetos dos tribunais, lembrando que a comunicação social gera conteúdos de socialização e dá perspectivas futuras com as informações veiculadas. "Temos que explorar o vínculo do Judiciário com os mais altos valores sociais", apontou.

 

O jornalista da TV Globo, Heraldo Pereira, apresentou as dificuldades dos veículos de imprensa na abordagem dos assuntos jurídicos. "Não sabemos, por exemplo, a diferença entre mandado e mandato, por isso a necessidade da atuação dos assessores na tradução de termos como esses", disse.

 

Felipe Recondo, do Jornal O Estado de São Paulo, falou no segundo dia, e colocou dificuldades no relacionamento entre assessores e jornalistas da imprensa aberta: "Precisamos de vocês, gostemos ou não"”. A assessora de imprensa do Tribunal de Justiça do DF, Adriana Jobim, disse que os repórteres dessas mídias precisam ouvir mais fontes na compreensão dos temas judiciais.

 

Também foram apresentadas experiências de assessores da Varig e do TJSP na condução de crises institucionais, coberturas, entrevistas coletivas, relação com grandes públicos e também sobre as melhores alternativas para a atuação da imprensa nessas situações.

 

O juiz Ricardo Schmitt, auxiliar da presidência do TJBA, acompanhou o encontro e falou em nome da administração do TJBA. "O Poder Judiciário precisa muito da comunicação, pois temos que mostrar nossas boas práticas para a sociedade e sair da posição de defesa, apenas", finalizou.

 

 

Ascom 30.05.2011

Evite usar sacola plástica: ela leva até 300 anos para se decompor.