TRT Bahia apóia combate ao tráfico de pessoas

foto: .

 

Desde o final do ano passado já está funcionando em Salvador o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), criado pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado para articular e planejar ações de prevenção e combate ao tráfico de pessoas no Estado da Bahia. O Núcleo é fruto de convênio entre órgãos e entidades ligadas ao Ministério da Justiça e conta com o apoio do TRT da 5ª Região na divulgação das campanhas do projeto.

 

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o tráfico de pessoas movimenta bilhões de dólares todo ano, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e armas. Na Bahia, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Winrock, esta atividade criminosa, na maioria das vezes, acontece por meio de convites de supostos amigos, vizinhos, familiares e namorados para viagens com promessa de trabalho, aventuras ou melhora de vida em outro país, cidade ou estado.

 

Embora o principal alvo dos exploradores sejam crianças e adolescentes de baixa renda e escolaridade que vivem em regiões periféricas, jovens de todas as classes estão sujeitas ao tráfico. Adultos também são alvos, em grande parte mulheres, que, vulneráveis pelo sonho de sair da pobreza, são atraídas por promessas de trabalho ou casamento.

 

O NETP funciona na Rua Frei Vicente, nº 10, Pelourinho, próximo ou Teatro XVIII, de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. Para denúncias e informações, ligue para 100 ou para os números (71) 3235-0000 / 3266-0131. Para mais informações acesse www.winrock.org.br ou www.sjcdh.ba.gov.br.

 

Ascom TRT5 - 25.01.2011
Poupe energia: economize até 80% usando lâmpadas eletrônicas.