Milhares de processos são inspecionados pelas Varas do Trabalho

Servidora faz vistoria em processos na 13ª Vara do Trabalho, em Salvador

 

 

Milhares de processos foram analisados pelas 89 Varas do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia, até a manhã desta sexta-feira, dia 14, na inspeção processual, que tem o objetivo de detectar a situação real em que cada processo se encontra e corrigir dados no Sistema de Acompanhamento de Movimentação de Processos (Samp) do TRT5. Até o dia 31 de janeiro, as unidades deverão encaminhar à Presidência do Tribunal um relatório com dados consolidados sobre o levantamento.

 

A mobilização inédita, que teve início no último dia 7 e termina hoje, ocorreu de forma tranquila, de acordo com o coordenador da Comissão para Inspeção, juiz Gilmar Carneiro, que também é titular da 13ª Vara do Trabalho de Salvador. Mesmo com regras comuns para a organização do trabalho, houve experiências diversificadas na 1ª Instância, na verificação detalhada dos processos.

 

Na 2ª Vara do Trabalho de Salvador, de um total de 2.400 processos avaliados, 800 necessitaram de complementação nas tramitações. O diretor da unidade, Marcelo Pacheco, conta que, embora a Secretaria tenha mantido o atendimento ao público, foi possível se dedicar à inspeção, já que o fluxo de pessoas nesse período do ano é menor.

 

Já na Vara de Jequié, no sudoeste do Estado, aproximadamente 1.200 processos passaram por análise, e foi necessário que os servidores trabalhassem uma hora a mais para atingir a meta no prazo estipulado. Cerca de 600  processos tiveram os dados atualizados.

 

O juiz Gilmar Carneiro conta que irá propor à administração do Tribunal treinamentos e cursos para os servidores, com o intuito de enfatizar a importância de se tramitar com exatidão o andamento dos processos, para que os dados sejam mais fidedignos.

 

Algumas das inconsistências encontradas pelos servidores das Varas foram erros de tramitação, como processos finalizados que não constavam como arquivados e outros que constavam no relatório do Tribunal como em andamento, mas que já se encontravam na Secretaria como autos findos.


2ª INSTÂNCIA E INTERIOR -  Em comparação com as Varas de Trabalho, as Turmas, as Seções Especializadas em Dissídios e a Secretaria de Tribunal Pleno tiveram menos processos para passar pela inspeção. Segundo os diretores das secretarias desses órgãos, não foram encontradas muitas inconsistências e divergências entre as informações dos processos e suas situações no Samp.

 

Na Terceira Turma foram vistoriados cerca de 800 processos, um dos índices mais altos da Segunda Instância. Na quarta-feira, a Quarta Turma já tinha terminado a contagem dos seus 723 processos. Na Seção de Dissídios, que mesmo passando pela inspeção não deixou de intermediar conflitos, aproximadamente 450 processos foram examinados.  

 

Já nas Varas do interior, o movimento foi maior. Na primeira Vara de Camaçari, o diretor da unidade, Juraci Souza, afirmou que cerca de cinco mil processos passaram pela inspeção, e dois mil, 40% do total, apresentavam divergências com os dados do Samp.

 

Nas Varas de Barreiras (3.780 processos inspecionados), Bom Jesus da Lapa (2.100 processos) e na 2ª de Ilhéus (3.180 processos), foram baixos os índices de divergências com o sistema informatizado.  Em Barreiras, dos cerca de 3,7 mil processos vistoriados, menos de 10 tinham dados que não coincidiam com os do Samp.



Ascom TRT5 - 14.01.2011
Poupe energia: economize até 80% usando lâmpadas fluorescentes.