Caravana da Justiça fecha 37 acordos em Mucuri


Advogados e reclamantes calculam bases financeiras de uma das conciliações

 

 

Trinta e sete, ou seja, 41% dos processos que foram levados a audiência pela Caravana da Justiça do Trabalho (Vara Itinerante) na cidade de Mucuri  foram conciliados, representando mais de R$ 166 mil em pagamentos de dívidas trabalhistas. O índice de acordos foi considerado vitorioso pela equipe da Vara Itinerante, tendo em vista que a maioria dos 89 processos selecionados para compor a pauta estava em execução (cobrança ), fase que tende a ser de difícil solução.


A cidade Mucuri, localizada no extremo sul do Estado e pertencente à jurisdição de Teixeira de Freitas - da qual dista 77 km - , tem a sua economia fortemente concentrada em atividades ligadas à celulose, como plantio e corte de eucalipto. Dentre os processos conciliados, cerca de 60% tinham como devedora subsidiária a Suzano, uma das maiores indústrias de papel e celulose da América Latina. Ante a insolvência da devedora principal, a contratante direta de trabalhadores terceirizados para coleta de resíduos, a própria Suzano resolveu propor a conciliação.

 

As atividades da Vara Itinerante do TRT5, realizadas de 29 de novembro a 2 de dezembro, contaram com o importante apoio da Justiça Estadual, tanto na pessoa do juiz titular de Nova Viçosa e substituto de Mucuri, Eduardo Gil Guerreiro, que cedeu a sala de audiências do Fórum Estadual Pedro Fontes, quanto dos serventuários, que cuidaram da divulgação das audiências na cidade. "A comunidade jurídica local aplaudiu a iniciativa da presidente do TRT5, Ana Lúcia Bezerra Silva, e pediu novas visitas para o próximo ano", observou o juiz encarregado da Vara Itinerante, João Batista Sales.


SERRINHA - A Vara de Conceição do Coité, cujo número de processos no ano de 2010 já ultrapassa 3.000, terá mais uma vez o apoio da Caravana da Justiça. De segunda a quarta da próxima semana - 13 a 15 de dezembro - cerca de 70 audiências de instrução serão realizadas na sala da OAB que fica no Fórum Luiz Viana Filho, na Comarca de Serrinha.

 

Ascom TRT5 - 9.12.2010
Poupe energia: economize até 80% usando lâmpadas fluorescentes.