TRT Bahia amplia atendimento no Protocolo de 1ª Instância

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Com a chegada de cinco novos servidores e a reestruturação de algumas rotinas de trabalho, o Serviço de Protocolo de 1ª Instância do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) conseguiu ampliar o atendimento a partes, advogados e interessados no fórum do Comércio, em Salvador. Agora, todos os guichês funcionam em tempo integral, o que reduziu as filas de espera, comuns nos finais de tarde, e o tempo gasto entre a entrada da petição e sua chegada ao destino.

 

Segundo a diretora do Protocolo, Ana Cláudia Lopes, cerca de 1.800 documentos dão entrada todo dia no setor, entre petições e processos devolvidos, o que dá uma média de 200 cadastros diários para cada guichê. Com o aumento no número de servidores de 17 para 22, o atendimento externo foi agilizado, o que refletiu de imediato na redução das filas de espera. Além disso, a chegada dos novos servidores era uma demanda antiga do setor, atendida agora pela presidente do Tribunal, desembargadora Ana Lúcia Bezerra.

 

A sobrecarga de trabalho interno, que em algumas situações impossibilitava o funcionamento de todos os guichês, também diminuiu, o que permitiu priorizar o atendimento às partes. ''Contamos também com um funcionário terceirizado exclusivo para intermediar a distribuição de processos e petições entre os carregadores, o que agilizou a entrega dos documentos nas Varas do Trabalho'', explica a diretora, que acredita que a nova rotina ajudou também a manter a organização e a reduzir o índice de documentos perdidos ou extraviados.

 

Além disso, a unidade não é mais responsável pela operacionalização do e-Doc da 1ª Instância, que agora chega diretamente nas secretarias das Varas. Implantado no Tribunal no final de 2006, o e-Doc permite ao advogado enviar petições pela internet, com assinatura digital, o que torna dispensável a apresentação de documentos originais. Antes, o Protocolo tinha o trabalho de receber a petição eletronicamente, imprimir e enviar para as unidades. Hoje, isso não é mais necessário, tendo em vista que a ferramenta já protocola o documento automaticamente, dispensando o recadastro no protocolo integrado.

 

Segundo o presidente da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (Abat), Carlos Tourinho, os reflexos das melhorias implementadas já são percebidos pelos advogados que militam na Justiça do Trabalho. ''A maioria dos colegas relata que o atendimento no setor, que sempre aconteceu de forma tranqüila, ficou ainda mais rápido e eficiente nos últimos meses'', registrou.

 

Ascom TRT5 - 16.11.2010
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