Des. Raymundo Pinto é novo membro da Academia de Letras Jurídicas

 

A Academia de Letras Jurídicas da Bahia deu posse ontem à noite ao seu mais novo membro: o desembargador federal do Trabalho aposentado Raymundo Antonio Carneiro Pinto. O magistrado passou a ocupar a cadeira nº 29, que tem como patrono o professor Jayme Junqueira Ayres e que ficou vaga com o falecimento do advogado Fernando Pinto de Queiroz .

 

A sessão solene, realizada no auditório da própria sede da Academia, situada no bairro da Graça, contou com a presença de autoridades - dentre elas a presidente do TRT baiano, desembargadora Ana Lúcia Bezerra -, vários acadêmicos, além de numerosos colegas e amigos do empossado. O discurso de saudação foi pronunciado pelo professor Edivaldo Boaventura.

 

O novo imortal - O desembargador Raymundo Pinto foi vice-presidente do TRT da 5ª Região entre novembro de 2009 e março de 2010, quando se aposentou. Antes, no biênio 2007-2009, foi corregedor regional.

 

O seu ingresso na magistratura se deu em 1979, como Juiz do Trabalho Substituto, após aprovação em concurso público. Promovido a Juiz titular em 1986, trabalhou a princípio em Juazeiro, sendo removido para Feira de Santana dois anos e meio depois. Sua última remoção ocorreu em 1996 para Salvador. Antes de ser promovido ao 2º grau do Regional, atuou por mais de um ano na Corte como juiz convocado.  O magistrado está na segunda instância do Tribunal desde 2001.


O desembargador é autor de 'Enunciados do TST Comentados' de 1990, obra jurídica que já alcançou a 11ª edição, com o título modificado (desde a 8ª edição) para 'Súmulas do TST Comentadas'. Publicou ainda, sempre pela LTR Editora, 'Mudanças no CPC e Reflexos no Processo Trabalhista', 'Precedentes da Seção de Dissídios Individuais do TST' e 'Guia Prático de Linguagem Forense'. Escreveu também o livro 'Pequena História de Feira de Santana'.

 
Sua última obra, escrita em parceria com o desembargador do TRT5 Cláudio Brandão, intitula-se 'Orientações Jurisprudenciais do TST Comentadas'. Participou de inúmeros cursos, congressos e eventos jurídicos, sendo que, em alguns, como palestrante. Foi presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5) no período 1987-1989.

Ascom TRT5 - 28.10.2010
Economize água. Cada pessoa gasta em média 250 litros de água por dia.