TRT5 realiza semana de eventos para comemorar Dia do Servidor

A servidora Ednice Cruz venceu o concurso Excelência funcional

 

O TRT5 programou uma série de eventos para comemorar o Dia do Servidor Público, que acontece na quinta-feira, dia 28, visando a integrar ainda mais a comunidade e estimular a produtividade. Entre as atividades estão encontros com a Presidência, música, festas e homenagens.

 

Os preparativos começaram há mais de um mês, quando teve início a votação Excelência Funcional 2010, na qual os servidores puderam eleger os colegas mais admirados pelo trabalho desempenhado no Tribunal. A mais votada foi Ednice Mello dos Santos Cruz, lotada no Serviço de Pessoal, e que está no Tribunal há 18 anos (ver perfil no fim desta matéria). Confira a programação:


Audiências do Dia do Servidor, terça-feira, 26 - A partir das 9 horas, a presidente do TRT5, desembargadora Ana Lúcia Bezerra, receberá servidores da Capital e do interior para conversar sobre assuntos relacionados ao Tribunal. Esta é a segunda edição do projeto desde que foi retomado pela atual gestão, com o objetivo de estreitar os laços entre a comunidade e administração do Regional. O Serviço de Assessoramento em Projetos Especiais coordena o projeto.

 

Coral por um Dia, quarta-feira, 27 - O Coral do TRT5 vai realizar um ensaio aberto, no foyer do Fórum Ministro Coqueijo Costa, em Nazaré, a partir das 14 horas. A apresentação faz parte do projeto Coral por um dia, no qual cada integrante do grupo deverá levar um servidor convidado que vai soltar a voz e cantar sucessos da música brasileira, como Alguém cantando, de Caetano Veloso, e Asa Branca, hit popular de Luiz Gonzaga. Todos que estiverem interessados podem aparecer no ensaio e participar das atividades que incluem técnicas vocais, de respiração, emissão de voz e percepção musical.

 

Fervidor, quarta-feira, 27 - A festa, que promete agitar os funcionários das justiças do Trabalho, Federal e Eleitoral de todo o Estado, acontece na boate Just 1, antigo Trapiche Adelaide, e tem como padrinho o cantor Jauperi. A iniciativa teve custo zero para o Tribunal que contou com o apoio de patrocinadores. A procura foi tão intensa que os ingressos já estão esgotados. Os convidados vão se divertir com os hits brasileiros de todas as épocas, incluindo estilos como Jovem Guarda e Tropicália; sucessos desde Chico Buarque e Caetano Veloso até a irreverência de Gretchen e Dominó, passando por clássicos do forró, lambada, funk e axé.

 

Feriado - Na sexta-feira, dia 29, não haverá expediente em nenhuma das unidades da Justiça do Trabalho em toda a Bahia. A suspensão vai ocorrer por causa da transferência do feriado do Dia do Servidor, determinada pelo Ato 0299/2010, publicado no Diário Eletrônico de 18 de agosto passado. Os prazos do dia 29 ficam prorrogados para o primeiro dia útil subsequente.


Excelência Funcional 2010 - Ednice Mello dos Santos Cruz e os outros nove servidores mais votados no concurso Excelência Funcional 2010 serão homenageados pelo Tribunal em cerimônia que terá a data divulgada em breve pela Secretaria de Projetos Especiais. Na mesma solenidade, servidores aposentados, que dedicaram grande parte da vida ao serviço público, também terão reconhecido o seu mérito.

 

Os outros servidores mais votados no Excelência Funcional foram, pela ordem de classificação, Valda Silva Santana (Serviço de Pessoal), José Orlando Lago Damasceno (Gab. Des.Roberto Pessoa), Manoel Evangelista Neto (Corregedoria Regional), Hildérico Trigueiros Caldas (Serviço de Saúde), Carlos Alberto Paes Marques de Oliveira (Secretaria da 2ª Turma), José Antônio Mello de Uzêda (Gab. Des. Marizete Correa), João Cézar Carneiro Ramos (28ª Vara de Salvador), Maria Aparecida de Jesus Leite (Vara de Eunápolis) e Carlos Alberto Martins Leite (Corregedoria Regional).

 

Ednice resolveu ser servidora do TRT5, em 1992, pensando em fazer parte da "engrenagem da máquina administrativa que move a nação brasileira". Hoje, ao 67 anos "orgulhosamente" vividos, ela é chefe da Seção de Provimento de Cargos e Progressão do Serviço de Pessoal.


Analista judiciária da área administrativa, afirma que sempre gostou de fazer parte da Justiça do Trabalho devido à missão desse ramo do Judiciário. Assistente Social por formação, era aposentada quando ingressou no Tribunal. Após trabalhar durante 25 anos em empresas do Pólo Petroquímico de Camaçari, foi demitida por defender as causas dos seus colegas. Depois de dois anos, resolveu prestar concurso público para dar melhores condições a sua família. O seu falecido marido, José Adilson, que ela afirma tê-la ajudado nos momentos mais difíceis, a incentivou na decisão.

 

Nesses 18 anos em que trabalha no Tribunal, Ednice já viu muitas mudanças e renovações. Ela afirma que, com o passar do tempo, o servidor conseguiu maior representatividade, houve um diálogo mais efetivo com o órgão da categoria, além de melhorias nas condições de trabalho.

 

Luzinete Lins, técnica judiciária que conhece Ednice há mais de dez anos, afirma que é um prazer trabalhar com ela. Para a colega, a vencedora do concurso Excelência Funcional 2010 é competente, sensível, descontraída e sabe liderar. Mas Ednice é modesta e atribui o resultado do concurso à generosidade dos seus colegas, pois, "há muitos servidores melhores". No trabalho, ela afirma que põe amor no que faz. "Eu percebo que por trás de cada papel há uma vida", declara.

 

O filho José Máximo da Cruz, que também é servidor do TRT5, lotado no Pagamento de Pessoal, fala com orgulho de Ednice: "Ela é uma mulher que luta pela igualdade entre os sexos, que luta pela justiça", afirma.

 

Ascom TRT5 - 22.10.2010
Economize água. Cada pessoa gasta em média 250 litros de água por dia.