Projeto de cidadania mobiliza estudantes em Itapetinga e em Salvador

Os meses de outubro e novembro serão de intensa mobilização para os estudantes atendidos pelo programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC) no Estado da Bahia. Em Itapetinga, a 570km de Salvador, alunos de oito escolas iniciaram a fase final do programa com uma série apresentações artísticas (culminâncias) programadas entre os dias 21 de outubro e 11 de novembro.


"Em abril, a formação dos professores. Nos meses seguintes, as visitas do Núcleo de Trabalho às escolas e, finalmente, o momento tão esperado!", destacou a coordenadora do programa em Itapetinga, juíza Rosemeire Fernandes.


"Eles capricham, tenham certeza, proporcionando-nos comoventes momentos de emoção, beleza, esperança. Mas, sobretudo, demonstrando a força transformadora da Educação, caminho fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, para a formação de cidadãos mais conscientes dos seus papeis sociais, direitos e deveres. Enfim, revelam como construir o caminho para o mundo melhor que todos almejamos", completou a magistrada, que também integra a Comissão Nacional do TJC.


"De logo, agradecemos a todos aqueles que,  com a ANAMATRA e a AMATRA 5, realizam este programa-cidadão, com a fundamental parceria das Secretarias Municipal e Estadual de Educação (DIREC-14) , Advogados, Delegados, Servidores e tantos outros voluntários", arrematou.


Na capital baiana, o TJC iniciará a distribuição das 12.000 unidades da Cartilha do Trabalhador. Uma reunião realizada nesta quinta-feira, 21/10, na sede da Amatra5, entre representantes das Direcs 1A e 1B, definiu os critérios de distribuição das cartilhas, que chegarão às mãos dos alunos na próxima semana.


O encontro serviu ainda para definir as datas e locais dos encontros tira-dúvidas. O primeiro será no Colégio Rotary, dia 4/11, e o segundo no dia 10/11, na Escola Carneiro Ribeiro. Outros dois encontros semelhantes serão realizados em escolas a serem definidas pela Direc 1B, dias 23/11 e 24/11. Também ficaram agendadas quatro visitas ao Fórum do Trabalho, dias 08 e 09 de novembro, de manhã e à tarde.


O projeto Trabalho Justiça e Cidadania tem o apoio do TRT da 5ª Região. Veja a relação de culminâncias em Itapetinga:


21/10 - Colégio Noralice Gusmão
25/10 - Colégio Paulo Hagge - CAIC
27/10 -  Escolas Clodoaldo Costa e Clero Pedreira
09/11 - Colégio Polivalente de Itapetinga
10/11 - Colégio Industrial
11/11 - Escola Duque de Caxias (Distrito de Palmares)
16/11 - Escola José Otávio Curvelo
18/11 - Escola Dona Geni (Distrito de Bandeira Colônia)

 

Fonte: Ascom/Amatra5 - 21.10.2010

Economize água. Cada pessoa gasta em média 250 litros de água por dia.