Desembargadora ouve e orienta em mais um Dia do Cidadão

foto: .

 

A ouvidora do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), desembargadora Sônia França, recebeu, na manhã de quarta-feira, 20, seis pessoas que se inscreveram para participar do Dia do Cidadão. O objetivo do projeto é abrir um canal de comunicação direto entre a sociedade e a administração do Regional. Na ocasião, são esclarecidas dúvidas sobre processos trabalhistas e quaisquer outros temas ligados ao TRT5.


A senhora Jussara Pamponet foi uma das participantes. Após ser afastada da empresa em que trabalhava por ter sido diagnosticada com Lesão por Esforço Repetitivo (LER), ela foi surpreendida com a demissão. A briga com a empresa já dura três anos e, nesse período, não foi pago nenhum dos benefícios a que a funcionária teria direito, como salários e assistência médica.


Jussara tinha dúvidas quanto ao andamento do processo e quanto à postura do seu advogado. Outro questionamento foi sobre a perícia, realizada sem o acompanhamento de um profissional indicado pelo advogado da reclamante. Ao consultar os autos, a desembargadora Sônia França identificou que o perito foi indicado, mas não compareceu, caracterizando uma falha do profissional de saúde que representava a reclamante. Na oportunidade, a desembargadora tranquilizou a participante, lembrando que, se houver relação entre a atividade exercida e a doença, isso vai ser atestado e a Justiça do Trabalho vai garantir o pagamento de seus direitos.


Outra situação identificada nas demais audiências foi que alguns processos já haviam sido julgados e, por não entenderem integralmente a linguagem jurídica, os reclamantes não haviam sequer se dado conta da conclusão das ações. Isso mostra a importância de conhecerem seus direitos e acompanharem a situação do processo, buscando compreender cada fase com os advogados e a Vara em que a ação tramita.


Próxima edição - O Serviço de Assessoramento em Projetos Especiais do TRT5 já está inscrevendo para a próxima edição do Dia do Cidadão, que acontecerá no dia 24 de novembro, às 9 horas. As marcações podem ser feitas pelo e-mail projetosespeciais@trt5.jus.br e pelo telefone (71) 3319-7667. O agendamento deve acontecer com até 48 horas de antecedência para o encontro. Quem marcar por e-mail deve informar o nome completo, o número do processo e um telefone para contato.

 

Ascom TRT5- 21.10.2010
Economize água. Cada pessoa gasta em média 250 litros de água por dia