Redesenho de processos é estratégia para cumprimento da meta 5

 

 

Teve início nesta quinta-feira, 26, um programa especialmente orientado ao cumprimento da Meta 5 do Conselho Nacional de Justiça que preconiza a implantação de métodos de gerenciamento de rotinas em pelo menos 50% das unidades judiciárias de 1º grau do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região.

 

O programa combina capacitação e atividades práticas, e busca promover a criação de rotinas de análise, e a identificação de disfunções e oportunidades de melhoria dos processos de trabalho nas unidades judiciais. "As oficinas que realizamos são orientadas por uma abordagem participativa, baseadas na filosofia do aprendizado pela prática", esclarece Teresinha Cesena, consultora da Symnetics, empresa contratada para implantar o método de gerenciamento de rotinas no Tribunal.

 

Batizado preliminarmente como "Repensando os Processos", o programa é coordenado pela Secretaria de Organização e Métodos (O&M) e pela Universidade Corporativa do TRT5 (UniTRT5), e executado pela Symnetics. Tanto Helânia Demettino, diretora de O&M, quanto Elisa Sangiovanni, coordenadora da UniTRT5, são unânimes em destacar a importância da participação dos níveis estratégicos, executivos e da magistratura para o sucesso da iniciativa.

 

PROGRAMAÇÃOO projeto acontece em três fases consecutivas. Uma inicial, orientada às áreas estratégicas do Tribunal, que tem como missão, elaborar um diagnóstico dos processos de trabalho das unidades judiciais. A segunda fase, orientada aos diretores de varas e outras unidades da linha de frente executiva, possui a missão de elaborar o redesenho e os mapas otimizados dos processos de trabalho das unidades executoras, e a última fase, esta destinada aos magistrados, tem a responsabilidade de validar os mapas com os redesenhos propostos.

 

Os dois primeiros encontros acontecem na quinta e sexta-feira, 26 e 27, e acontecem no Fórum do Comércio, em Salvador. Os seguintes, na segunda e terça, dias 30 e 31/08, terão lugar no prédio administrativo do TRT5, o edifício Médici no bairro de Nazaré. Os últimos eventos do programa reunirão magistrados com o objetivo de validar os novos processos, resultado deste esforço colaborativo e integrado.

 

Leia mais:
Meta 5: oficinas preparam o TRT5 para gestão de processos

 

Ascom TRT5 - 26.08.2010
Economize água. Cada pessoa gasta em média 250 litros de água por dia.