Distribuição enfrentou movimento 100% superior nos últimos 30 dias

 

O Serviço de Distribuição do TRT5 em Salvador e os postos avançados localizados nos Sacs Barra e Iguatemi receberam, nos últimos 30 dias, conjuntamente, a quantia recorde de 10 mil novos processos para as varas do Trabalho da capital, saltando de um movimento diário de 200 ações para até 2.000 em dias de pico. A grande movimentação ocorreu após o fim da greve dos servidores, que durou cerca de dois meses e foi até 19 de julho.

 

Num mesmo prazo de 30 dias, em períodos normais, geralmente seriam ajuizados cerca de 4,4 mil ações, ou seja, houve mais de 100% de acréscimo. A quantidade total de processos ajuizados na capital em 2010 alcançou, até o dia 20 de agosto, o número de 31,3 mil, ou seja, em termos comparativos, um terço do resultado deste ano foi obtido no último mês.

 

Segundo Carlos Eduardo de Almeida, diretor do Serviço de Distribuição de Salvador, o objetivo principal no atendimento é não deixar que o jurisdicionado enfrente filas, por isso, no pós-greve, foram formadas equipes com dez a 13 pessoas para o balcão de recepção no fórum do Comércio, onde geralmente trabalham dois servidores. Ele destaca, no entanto, que os postos no Sacs também tiveram uma participação expressiva no recebimento das novas ações, arcando com cerca de 2,5 mil dos 10 mil processos ajuizados.

 

A movimentação quase garante ao Tribunal igualar o ajuizamento de novos processos ocorrido na capital em 2009 para o mesmo período. Até o dia 20 de agosto do ano passado, tinham sido registradas 36,9 mil novas ações em Salvador. Para Eduardo de Almeida, no entanto, o montante registrado em 2010 pode crescer muito nos próximos dias, já que existe uma demanda que foi reprimida e que ainda está chegando às portas da Distribuição e aos Sacs. 


 
Ascom TRT5 – 23.08.2010
Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade ambiental. Menos papel, mais árvores