TRT5 verá processo eletrônico. Audiências serão suspensas no dia 16

O TRT da Paraíba (13ª Região) já possui 11 Varas do Trabalho Eletrônicas em funcionamento, sendo nove na capital e duas no interior daquele estado, além de duas unidades de distribuições de feitos e duas centrais de mandados judiciais onde já não se usam mais processos em papel. Naquele Regional, as correição são feitas on-line e os processos com origem na 2ª Instância são eletrônicos, além dos Protocolos Administrativos.  A experiência de implantação e administração dessas sistemáticas será relatada aos magistrados do TRT baiano na próxima segunda-feira, dia 16, durante o I Encontro Sobre Processo Eletrônico Judicial no TRT5, promovido pela Escola Judicial do Tribunal no Hotel Othon Palace, em Ondina.


O evento, que vai ocupar desembargadores e juízes durante todo o dia, com a conseqüente suspensão de sessões e audiências na Corte, terá apresentações envolvendo o juiz Ubiratan Moreira Delgado, titular da 7ª Vara de João Pessoa e presidente da Comissão de Informática do TRT-PB, do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, desembargador Osmair Couto, e do assessor-chefe de Tecnologia da Informação e Comunicação do Conselho Superior da justiça do Trabalho (CSJT ), Cláudio Feijó, além de outros estudiosos do assunto (ver programação completa abaixo). Também haverá a participação de servidores da Secretaria de Informática e da Equipe de Requisitos do Sistema de Processo Eletrônico do Tribunal.


Correição eletrônica - O reconhecimento legal do processo eletrônico veio com a Lei n.º 11.419, de 19 de dezembro de 2006, que permitiu a virtualização dos atos processuais. A medida, segundo o juiz Ubiratan Delgado, representou um grande desafio para os operadores do direito: "A acomodação legal não se apresenta como o único problema, pois, acima de tudo, a concretização do processo eletrônico envolve uma série de decisões administrativo-financeiras, para as quais o Poder Judiciário ainda não se encontra preparado".


No TRT da Paraíba, as correições usam um módulo dentro do Suap - Sistema Unificado de Administração de Processos, que escolhe eletronicamente os processos que serão vistos. Basta que os servidores da Corregedoria acionem um comando específico e a correição acontece de forma eletrônica - sem prescindir, naturalmente, da análise processual da equipe de correição e do desembargador corregedor.


A correição eletrônica ainda permitiu mais uma inovação: a correição a distância. Do próprio gabinete de trabalho, na sede do TRT, o presidente e corregedor, desembargador Edvaldo de Andrade e a equipe da Corregedoria-Geral examinam os processos e apresentam, on line, as observações em relação à tramitação. As visitas às Varas, assim, passaram a ter outro sentido, o da interação entre essas unidades e a Corregedoria, de natureza didática.


 

1º ENCONTRO SOBRE PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO NO TRT5

Data: 16/08/2010

Local: Hotel Othon - Ondina

PROGRAMAÇÃO

Horário

Programação

Palestrante

8h30

Recepção

9h

Abertura dos trabalhos: Presidente TRT5. Diretora e Coordenador Escola Judicial

9h30

Mesa Redonda: "A Justiça e o Processo Eletrônico: Impactos"

Moderadora: Juíza Viviane Leite, Presidente da Amatra5

Tema: "A Realidade do Processo Eletrônico: O Novo Pensar e o Processo"

Desembargador Federal Claudio Brandão, Presidente da Comissão de Informática TRT5

Tema: "A Efetividade decorrente do Processo Judicial Eletrônico"

Desembargador Estadual Fernando Neto Botelho, Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJM, Membro da Comissão de TI do TJM e Coordenador da Comissão do Processo Eletrônico do TRE-MG,

12h

Almoço no restaurante do hotel oferecido pela AMATRA V

13h30

Palestra:  "Trabalho Sem Papel e o Papel do Trabalho: Custo Humano da Atividade de Processamento Eletrônico no Contexto Judiciário e Qualidade de Vida no Trabalho". Doutor Mario Cesar Ferreira, Psicólogo do Trabalho, Pósdoutor em Ergonomia da Atividade e Qualidade de Vida no Trabalho

Presidente da Mesa: Desembargador Federal Renato Simões, Coordenador do Projeto Ambiental do TRT5

15h

Painel "A Experiência do Processo Judicial Eletrônico no TRT da 13ª Região"

Presidente da Mesa: Desembargador Cláudio Brandão, Presidente da Comissão de Informática TRT5

Juiz do Trabalho Ubiratan Moreira Delgado, Presidente da Comissão de Informática do TRT13

Max Frederico Guedes Pereira, Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT13

16h30

Painel:  "As Perspectivas do Poder Judiciário e na Justiça do Trabalho"

Moderador: Desembargador Cláudio Brandão, Presidente da Comissão de Informática TRT5

Desembargador Federal Osmair Couto, Presidente do TRT23 e membro do Comitê Gestor do Poder Judiciário Estadual no CNJ

Cláudio Feijó, Assessor-Chefe da Assessoria de Tecnologia da Informação e Comunicação do CSJT

18h

Encerramento

 

Ascom TRT5 e Ascom TRT13 - 12.08.2010
Economize água. Cada pessoa gasta em média 250 litros de água por dia.