Tribunal capacita servidores em linguagem de sinais

foto: Ana Clara Vinhas

Foto: Ana Clara Vinhas

 

Foi encerrado, na tarde da última segunda-feira, dia 14, o primeiro curso sobre Língua Brasileira de Sinais (Libras) promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), em parceria com a Associação Educacional Sons do Silêncio (AESOS). Com o treinamento, 50 servidores de algumas unidades judiciárias do Tribunal - da capital e do interior - se tornaram aptos a estabelecer uma comunicação básica com deficientes auditivos.

 

O curso teve duração de 40 horas, com aulas teóricas e práticas, incluindo relatos de experiências, discussões em grupos e aplicação de exercícios em sala de aula. Inicialmente, duas turmas de 25 alunos cada, participaram do curso, sendo uma em Nazaré e outra no Comércio. De acordo com a coordenadora da CDP, Cristiane Lobo, a meta do Tribunal é formar, até o final do ano, quatro turmas de formação em Libras, perfazendo um total de 100 alunos habilitados.

 

A iniciativa, pioneira no TRT5, atende à Lei 10.436/2002 - e respectivos atos regulatórios -, que determinam que 5% do quadro de pessoal em todo Poder Público seja habilitado a prestar atendimento adequado às pessoas com deficiência auditiva. Por isso, o público-alvo do curso foi formado por servidores que lidam com atendimento ao público e aqueles lotados em unidades que receberão pessoal (magistrados, servidores e estagiários) com este tipo de deficiência.

 

Ascom TRT5 - 18.06.2010
Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade ambiental. Menos papel, mais árvores.