Ouvidoria orienta sociedade em mais um Dia do Cidadão

 

Há 20 anos, Walter Araújo Junior (foto) moveu um processo contra a Petrobras a fim de obter reintegração, equiparação salarial e pagamento de horas extras. Ao longo desses anos, a ação foi julgada procedente e o reclamante conseguiu o pagamento de algumas parcelas. Entretanto, a empresa recorreu da sentença e o processo voltou a tramitar. 'Essa questão me aflige. Já virei até motivo de chacota, 'ganhou, mas não levou'', declara Walter.

 

Para tentar solucionar esse problema, Walter participou, na manhã desta quarta-feira, dia 9, da quarta edição deste ano do Dia do Cidadão do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5). Outros casos difíceis como o de Walter foram ouvidos pela vice-ouvidora do TRT5, desembargadora Marizete Menezes que, no total, realizou cinco audiências.

 

Processos que se arrastam há anos, devido à quantidade de recursos impetrados por uma das partes; outros envolvendo empresas que já não existem ou que têm novos proprietários, foram as situações mais recorrentes. Os inscritos esclareceram dúvidas sobre o andamento de suas ações e, também, apresentaram seus elogios, queixas e sugestões para tornar o atendimento da Justiça do Trabalho ainda mais eficaz.

 

Próximo encontro - no dia 21 de julho, a partir das 9h30, a Ouvidoria receberá, mais uma vez, novos inscritos para o Dia do Cidadão. As inscrições já podem ser feitas diretamente com a Secretaria de Projetos Especiais, que coordena o projeto, pelo telefone (71) 3319-7667, das 8 às 18 horas. As audiências devem ser marcadas com até 48 horas de antecedência para o encontro.

 

Criado em 2004, durante a gestão da desembargadora Marama dos Santos Carneiro, o Dia do Cidadão abre um canal de comunicação entre a sociedade e a administração do TRT5. As audiências buscam tirar dúvidas sobre processos trabalhistas e outros assuntos relacionados ao Tribunal. Buscar a aproximação entre os cidadãos e a Justiça é uma das diretrizes do Planejamento Estratégico desse Regional para os próximos cinco anos, que destaca a acessibilidade e a transparência como atributos de valor para a sociedade.

 

 Ascom TRT5 - 09.06.2010
Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade ambiental. Menos papel, mais árvores.