TRT5 inicia ações para solucionar as pendências relativas às metas de 2009

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) solucionará, até o próximo dia 5 de junho, os 138 processos da Meta 2/2009, e cumprirá integralmente, até o final do ano, as metas 6 e 10 do mesmo ano. A meta 2 requer o julgamento de todas as ações ajuizadas até 2005, a 6 determina a capacitação dos administradores da área judiciária em gestão de pessoas e em processos do trabalho e a meta 10 objetiva a implantação do processo judicial eletrônico no âmbito do TRT5. Os prazos fazem parte de um plano de ação que o Tribunal começou a executar, a partir deste mês, para cumprimento de todas essas pendências.

 

Uma série de ações está sendo executada no âmbito de cinco unidades das áreas judiciária e administrativa do Tribunal. Para cumprimento da Meta 2/2009, por exemplo a publicação de provimento conjunto; a realização de encontro com juízes e diretores de varas; a implantação do sistema de perícia eletrônica (e-Perito); e afixação de etiquetas nos processos relacionados à meta são algumas das atividades propostas para o cumprimento da meta, todas previstas de acontecer até o próximo dia 14.

 

Para o cumprimento da Meta 6, que diz respeito à capacitação do administrador de cada unidade judiciária em gestão de pessoas e em processos do trabalho, a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), em atuação conjunta com a Unitrt5, Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) e Secretaria de Assessoramento em Organização e Métodos (O&M), realizará treinamento, até julho deste ano, com todos os administradores não alcançados pela meta em 2009. Além disso, a O&M instituirá uma comissão, até o final do ano, para atualizar o Manual de Procedimentos da Área Judiciária, de 1ª e 2ª instâncias.

 

No que diz respeito à Meta 10, que tem o objetivo de tornar eletrônico o processo judicial do trabalho, o TRT da Bahia é um dos primeiros Regionais a implantar, até o final deste mês, o pioneiro sistema Fidelis, criado pelo TRT do Paraná, que consiste na gravação audiovisual de audiências e funcionará, em caráter experimental, inicialmente nas 1ª, 16ª, 27ª e 37ª Varas de Salvador. Além do Fidelis, destaca-se, para cumprimento da Meta 10, a adesão do TRT5 ao termo de cooperação técnica com o CNJ para implantação do novo processo judicial eletrônico (PJ-e), cujo modelo já foi aprovado pelo Colégio de Presidentes e Corregedores de TRTs.

 

Ascom TRT5 - 29.04.2010
Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade ambiental. Menos papel, mais árvores.

 

Veja também:

Provimento define estratégias para julgamento de ações anteriores a 2008

TRT5 finaliza plano de ação para cumprimento das metas de 2010