Programa Justiça e Cidadania promove novas ações educativas em Itapetinga

Diante do êxito alcançado em 2009, o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) foi ampliado para 2010 a fim de alcançar maior número de escolas estaduais e municipais, bem como educadores de outros projetos educativos. De 15 a 17 de abril, acontece o II Seminário de Capacitação de Multiplicadores, no auditório da Câmara de Vereadores daquele município. Veja a programação completa clicando no ícone de download acima.

 

O TJC é uma iniciativa da Anamatra que tem o apoio das associações regionais de magistrados trabalhistas. No caso de Itapetinga, é coordenado pela titular da Vara do Trabalho, juíza Rosemeire Fernandes, contando com o apoio da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região - Amatra 5, da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Estadual de Educação - DIREC  14.

 

A meta do TJC em 2010 é capacitar 172 professores e mais de 3000 alunos qualificar professores sobre direitos dos cidadãos para que eles possam transmiti-los aos seus alunos ao longo de 2010. Os estudantes são dos segmentos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), do ensino médio e dos Programas Topa (Todos pela Alfabetização) e Projovem Urbano. Participam, ainda, estudantes de Direito e de Pedagogia, bem como dirigentes sindicais e representantes de entidades parceiras públicas e privadas. "Seus efeitos multiplicadores reverberam, todavia, em toda a comunidade trabalhadora e estudantil", destaca a coordenadora, juíza Rosemeire Fernandes.

 

O objetivo geral do TJC é difundir noções básicas de Direito do Trabalho e de direitos fundamentais, de modo a promover a cidadania e aproximar o Judiciário da sociedade. Neste ano, será dada ênfase especial às questões relacionada com o Direito ao Meio Ambiente de Trabalho Equilibrado, a Segurança e a Saúde do trabalhador e o Combate ao Trabalho Infantil, no ano em que o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 20 anos.

 

Participam da abertura do II Seminário de Multiplicadores, às 19 horas do dia 15 próximo, a presidente da Amatra 5, juíza Viviane Leite, o Secretário Municipal de Educação de Itapetinga, Alécio Chaves, o Coordenador do 4º Ofício da Procuradoria Regional do Trabalho, Dr. Cláudio Dias Lima Filho, e Sibele  Shirley da S. Nery, Gerente da Direc 14

 

Ascom TRT5 - 29.03.2010
Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade ambiental. Menos papel, mais árvores.